Ao longo deste ano, a comissão mista, aprovada pelos cooperados para a realização do estudo de...
Unimed-BH On-line nº580
Avanços no estudo de incorporação
Desde o início do ano, a comissão mista aprovada pelos cooperados para o trabalho de estudo de incorporação da Unimed Sete Lagoas vem se reunindo para tratar dos assuntos relacionados ao processo. A comissão é formada por representantes da Unimed-BH e da Unimed Sete Lagoas.
O mais recente encontro aconteceu no último dia 19 de junho, com o objetivo de atualizar o grupo sobre o andamento do estudo e alinhar os próximos passos. Todo esse trabalho visa a garantir que a operação, caso aprovada em Assembleia, seja positiva para ambas as Unimeds.
“Todos os ritos societários e regulatórios estão sendo seguidos com muito cuidado e responsabilidade. Nós vemos uma evolução clara dos estudos e nos próximos meses teremos um encaminhamento para a conclusão. Assim poderemos levar uma visão consolidada de toda a análise para a deliberação dos cooperados”, avalia Orestes Miraglia Júnior, cooperado da Oftalmologia e membro da comissão mista.
Relembre quem são os cooperados da Unimed-BH que integram a comissão mista:
POR QUE ESTAMOS FAZENDO ESTE MOVIMENTO?
Sempre atentas aos movimentos de mercado no setor de saúde suplementar e às possibilidades que visam ao crescimento sustentável do cooperativismo, a Unimed-BH e a Unimed Sete Lagoas identificaram a oportunidade de unificação da sua atuação.
Com a incorporação, queremos fortalecer a participação do sistema Unimed na região metropolitana a fim de bloquear novos entrantes.
A iniciativa abre perspectivas de resultados cada vez melhores para as duas Cooperativas: com ganho de escala, aumento da eficiência operacional, mais competitividade, maior efetividade dos esforços de vendas nesta área, expectativas de crescimento e ampliação dos espaços de trabalhos aos cooperados.
E DEPOIS?
1 – Deliberação sobre a incorporação em Assembleia mista
Munidos de mais informações levantadas pelo estudo aprofundado, os cooperados irão se reunir em uma Assembleia Geral mista a ser marcada ainda em 2024 para deliberar se a incorporação deve se concretizar.
2 – Autorização dos órgãos competentes (se incorporação for aprovada)
Posteriormente à deliberação, é necessário seguir com a formalização junto aos órgãos competentes – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, se necessário, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Só então, depois de toda a transição aprovada, é que a Unimed Sete Lagoas passará a ser parte da Unimed-BH, incluindo todo o seu patrimônio líquido e ativos.