Os resultados positivos do nosso esforço coletivo em prol da melhor assistência tornaram possível...
Unimed-BH On-line nº567
Agravamento no cenário de Arboviroses e doenças respiratórias
Atualmente, já são mais de 680 mil casos prováveis de arboviroses em Minas Gerais, sendo cerca de 630 mil apenas de dengue, conforme divulgado pela SES-MG em 18 de março. Em primeiro lugar no ranking de números absolutos, Minas Gerais tem um caso suspeito da doença a cada doze segundos.
Na Unimed-BH, o cenário não tem sido diferente. De janeiro a março foram mais de 116 mil atendimentos de casos suspeitos, o que representa a maior crise de arboviroses da nossa história. Neste ano, atingimos o pico de mais de 16 mil atendimentos em uma única semana, enquanto o último marco havia sido em 2019, com cerca de 7.800 registros.
Em meio à maior epidemia de arboviroses, o aumento de casos de doenças respiratórias e Covid tem agravado a situação. Nos últimos dias temos registrado um aumento significativo de internações em nossa rede, um crescimento de solicitações de 50% se compararmos o mês de dezembro com fevereiro deste ano. Ressaltamos que já foi realizada a ampliação de 70 leitos, mas ainda assim insuficiente em relação ao aumento da demanda.
A cooperativa vem tomando uma série de medidas desde o início da crise e dando visibilidade nos seus canais de comunicação. São elas:
• reforço da equipe médica e assistencial, com contratação de mais de 150 profissionais e 50 vagas ainda em aberto,
• aumento de agendas para consultas on-line e telemonitoramento dos casos,
• estruturação de espaços dedicados à hidratação com mais de 60 postos
• treinamento das equipes,
• elaboração do Protocolo de Consulta Rápida para corpo clínico,
• divulgação de campanha de comunicação para clientes.
A Unimed-BH segue acompanhando o cenário e tomará todas as medidas necessárias para assegurar o melhor atendimento aos clientes.