A Unimed-BH e o Instituto Unimed-BH atuam em prol da promoção da cidadania para a construção de uma sociedade mais sustentável tendo como valor a governança ambiental, social e corporativa.
Uma das iniciativas realizadas com base nesse propósito é a adesão da Cooperativa ao Programa Minascoop Energia, que estimula a geração de energia por meio de fontes renováveis e de baixo impacto ambiental, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas em todo o Estado.
Como resultado dessa parceria, a Unimed-BH beneficiou a Associação Eldorado de Apoio à Vida, localizada em Contagem, por meio do custeio das despesas de energia elétrica da entidade.
A Associação Eldorado de Apoio à Vida, iniciativa com mais de 40 anos de atuação, é cadastrada no Banco de Instituições Sociais do Instituto Unimed-BH. A entidade atende um público de grande vulnerabilidade social, com deficiências intelectuais e físicas como paralisia cerebral, síndrome de down e outras doenças neurológicas.
"Somos muito gratos à Unimed-BH pela colaboração no pagamento das nossas despesas de energia elétrica. Assim podemos utilizar melhor nosso espaço e adquirir ferramentas para melhor atender nosso público”, compartilham as gestoras da Associação, Ermelinda Pereira Menezes e Flávia Kellem Dutra Nascimento.
Desde 2023, a instituição recebe também outras atividades em parceria com o Instituto Unimed-BH, como o curso de musicalização infantil e coral inclusivo Pais e Filhos, ministrado pela Sociedade Artística Brasileira (SABRA), projeto patrocinado há mais de 10 anos por meio da adesão dos mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores ao Programa Sociocultural Unimed-BH.
Compromisso socioambiental
Para contribuir com a geração de energia renovável, a Unimed-BH investiu, em 2020, em sua primeira usina fotovoltaica que foi instalada na Unidade Contagem. Para a construção do novo hospital da Unimed-BH no local, o sistema foi desmobilizado na cidade, em 2023. Em junho do ano passado, os painéis foram transferidos para as cidades de Mirabela e Patis, no norte de Minas Gerais, por meio do programa MinasCoop Energia.
O programa MinasCoop Energia é desenvolvido pelo Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) e incentiva as cooperativas a construírem usinas fotovoltaicas com o objetivo de suprir a demanda de energia de suas unidades, gerando desenvolvimento social e econômico.