Unimed-BH Online

Estudo sobre hemorragia puerperal na Maternidade Grajaú vence prêmio

Written by Editor Boletim dos Cooperados | 25/09/2025 21:28:02

O estudo “Análise de dados e pontos de melhora – particularidades dos quadros de hemorragia puerperal em uma maternidade particular de Belo Horizonte”, apresentado pela equipe da Unimed-BH no XVII Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia (CMGO) 2025, foi o vencedor do Prêmio Guilherme Rezende, na categoria Obstetrícia.

Com foco na análise de casos de hemorragia puerperal (HPA) ocorridos em 2024 na Maternidade Unimed - Unidade Grajaú, o estudo foi orientado por  Tiago Garcia, cooperado da Anestesiologia e coordenador médico do bloco cirúrgico-obstétrico da Maternidade Grajaú, e conduzido pelos residentes Larissa Costa, Luiza Carvalho, Ana Laura Alves, Matheus Pinhati, Lais Ticle e Bruna Vilaça. A pesquisa utilizou dados clínicos coletados mensalmente, interpretados e analisados por análise estatística, gerando insights sobre a efetividade do protocolo específico implementado pela maternidade.

Larissa Costa representou todos os autores do estudo premiado na CMGO 2025

Este prêmio representa motivo de grande orgulho, pois evidencia a relevância de dados tão significativos sendo tratados com a seriedade que lhes é devida, refletindo de forma imediata na qualidade do cuidado prestado às nossas gestantes. Além disso, reforça uma das premissas fundamentais da cooperativa: o estímulo à produção científica, conduzida de maneira exemplar pela Dra. Larissa.”, afirma Tiago Garcia.

A metodologia envolveu a análise retrospectiva de prontuários de pacientes que apresentaram HPA, definida como sangramento superior a 500ml após parto vaginal e 1000ml após cesárea. Foram avaliados 216 pacientes de 4356 partos ocorridos na Maternidade Grajaú em 2024, com estratificação dos casos em três níveis de risco para HPA: baixo, médio e alto. Os resultados mostraram que a classificação adequada está diretamente associada a melhores desfechos maternos, evidenciando a importância da aplicação rigorosa do protocolo clínico.

O estudo integra o Protocolo de Rede da Unimed-BH, dentro do modelo de Cuidado Pré-Natal Integrado, e reforça a maturidade da governança clínica da Maternidade Grajaú. O Indicador de Hemorragia Puerperal, monitorado mensalmente pelo Dr. Tiago, é um dos pilares dessa governança e já foi destaque durante auditoria da ONA.

Além de avaliar o risco e os desfechos hospitalares, o trabalho também analisou a conformidade das intervenções médicas com as diretrizes da Unimed-BH, contribuindo para a melhoria contínua da assistência obstétrica.