Unimed-BH-On-line nº604
Estudo de incorporação da Unimed Sete Lagoas: fique por dentro do andamento
Ao longo deste ano, a comissão mista, aprovada pelos cooperados para a realização do estudo de incorporação da Unimed Sete Lagoas, tem se dedicado ao processo de forma a se aprofundar nas questões relacionadas à Singular.
Esse trabalho tem por objetivo proporcionar uma tomada de decisão cuidadosa e bem fundamentada, analisar e mitigar possíveis riscos e garantir que a operação, caso aprovada em Assembleia, seja positiva para ambas as Unimeds e seus médicos cooperados. Relembre aqui uma das reuniões realizadas pelo grupo e divulgada em nossos canais de comunicação.
Na mais recente reunião realizada pela Comissão no final de outubro, foram discutidos e apresentados os pontos de andamento do trabalho, bem como a expectativa de conclusão do estudo, previsto para o primeiro semestre de 2025.
“Esse é um trabalho que vem sendo conduzido com muito empenho, seriedade e transparência. O objetivo do estudo é garantir que todos os aspectos sejam levados em consideração com o objetivo de garantir a estabilidade da operação. Sabemos que a Unimed Sete Lagoas passou por momentos de instabilidade, mas que vem avançando para superar os desafios. A premissa de segurança para ambas as cooperativas é a base de todo o nosso trabalho”, disse Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH.
Ele reforça ainda a importância desse movimento para a Unimed-BH. “É preciso sempre voltarmos aos nossos fundamentos, que estão diretamente ligados à perspectiva de mercado. Se quisermos crescer de maneira sustentável e continuar fortalecendo nossa posição, é essencial expandirmos além dos 34 municípios em que estamos presentes. Só assim conseguiremos manter e ampliar nosso share de mercado."
O potencial da operação abre perspectivas de resultados cada vez melhores para as duas Unimeds: com ganho de escala, aumento da eficiência operacional, mais competitividade frente à concorrência, maior efetividade dos esforços de vendas nesta área, expectativas de crescimento e ampliação dos espaços de trabalhos aos cooperados.
Vale lembrar que, em todas as oportunidades em que a Unimed-BH realizou incorporação ou aquisição de carteira, houve incremento do número de clientes, com um impacto significativo na participação de mercado.
Integrantes da Comissão Mista
Passos após o estudo:
1 – Deliberação sobre a incorporação em Assembleia mista
Munidos de mais informações levantadas pelo estudo aprofundado, os cooperados irão se reunir em uma Assembleia Geral mista a ser marcada em 2025 para deliberar se a incorporação deve se concretizar.
2 – Autorização dos órgãos competentes (se incorporação for aprovada)
Posteriormente à deliberação, é necessário seguir com a formalização junto aos órgãos competentes – Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, se necessário, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Só então, depois de toda a transição aprovada, é que a Unimed Sete Lagoas passará a ser parte da Unimed-BH, incluindo todo o seu patrimônio líquido e ativos.