Unimed-BH Online

Dois anos de Ouvidoria do Cooperado

Written by Editor Boletim dos Cooperados | 10/10/2024 21:09:30

Neste mês de outubro, a Ouvidoria do Cooperado da Unimed-BH completa dois anos de funcionamento. Ligada diretamente ao diretor-presidente da cooperativa, a Ouvidoria surgiu como um compromisso da atual gestão de criar um instrumento adicional de governança corporativa, funcionando como um canal de segunda instância para os médicos cooperados.

O objetivo da iniciativa é proporcionar aos cooperados a oportunidade de que uma solicitação seja rediscutida após a primeira avaliação feita pela Gerência de Relacionamento com o Cooperado (GRCO).

As respostas da Ouvidoria se baseiam nos regulamentos da Unimed-BH, no Regimento Interno, no Estatuto Social e na legislação vigente, sendo sempre mais detalhadas do que as respostas da primeira instância, possibilitando aos cooperados um melhor entendimento dos processos de tomada de decisão e adicionando evidências de que seus direitos regulamentares estão sendo respeitados.

Resultados do trabalho

Desde o início de seu funcionamento, a Ouvidoria do Cooperado já recebeu 285 demandas, das quais 201 foram elegíveis para análise do ouvidor. Entre os assuntos tratados estão a produção médica, os locais de atendimento e o período obrigatório de cinco anos para novos cooperados. Atualmente, o tempo médio de resposta da Ouvidoria para o cooperado é de quatro dias.

Como acionar a Ouvidoria do Cooperado

Por se tratar de um canal de segunda instância, antes de acionar o serviço, é necessário que a solicitação do cooperado já tenha sido avaliada pela Gerência de Relacionamento com o Cooperado. Assim, caso o cooperado não concorde com a resposta ou não a tenha recebido no prazo combinado, ele poderá acessar o site ou o aplicativo do cooperado e registrar sua demanda na aba “Ouvidoria”.

A Ouvidoria também oferece atendimento presencial na Casa do Cooperado, às terças e quintas-feiras. Com o objetivo de melhor atender o cooperado, o atendimento presencial requer agendamento prévio, que pode ser realizado via GRCO.