Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH-On-line nº602

Dança é a pedida no sorteio do Instituto Unimed-BH

Médicos cooperados doadores do Programa Sociocultural Unimed-BH 2024 têm a oportunidade de concorrer a ingressos para assistir ao ensaio aberto do Grupo Corpo.

Para participar, CLIQUE AQUI e preencha o formulário até a segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 10h. As apresentações acontecem no dia 5 de dezembro, quinta-feira, no Cine Theatro Brasil Vallourec. 

GIL REFAZENDO

Gil Refazendo - JoseLuizPederneiras_JLP7556 M

A trilha, especialmente criada por Gilberto Gil, chegou às mãos de Paulo e Rodrigo Pederneiras, em 2019, e ganhou sua primeira tradução cênica - GIL. Três anos depois, com a pandemia da Covid-19 no meio, a música voltou ao palco em uma nova encarnação, no espírito de renovar, reconstruir, rever, reviver. Refazer. O nome ganhou o aposto: GIL REFAZENDO.

Assim como a música de Gilberto Gil, que se ergue na releitura de temas famosos do compositor baiano, o balé foi reconstruído. A cenografia se apoia numa imagem de fundo em milimétrico movimento. Vestidos de linho em tom cru, moças de camisa sobre uma malha de duas peças, rapazes de calça e camisa de corte casual. Na música, surgem frases e temas de canções de Gilberto Gil, retrabalhadas, mas perfeitamente reconhecíveis nas suas variações, sobre tambores ancestrais, distorções do aparato eletrônico, afoxé, modinha, berimbau e um naipe de sopros de pegada jazzística.

  • Coreografia: Rodrigo Pederneiras
  • Música: Gilberto Gil
  • Cenografia e iluminação: Paulo Pederneiras
  • Figurino: Freusa Zechmeister

BENGUELE

8 Benguele - Jose Luiz Pederneiras

Benguelê é uma exaltação ao passado africano e às suas marcantes e profundas raízes na cultura brasileira. Riscando do palco, qualquer vestígio da técnica clássica que, no entanto, presente na formação dos bailarinos, dá suporte à complexa coreografia, o coreógrafo evoca, do início ao fim, ritmos afro-brasileiros como o maracatu, o candomblé e o congado. Anarquia e frenesi substituem a simetria e a ordem dos bailarinos em cena.

A diversidade rítmica ganha vida ao som da música inspirada do compositor, cantor e violonista João Bosco. São onze temas especialmente criados como a música-tema Benguelê, ou recriados como o chorinho 1x0 de Pixinguinha, ou Tarantá e Carreiro Bebe, do folclore. Ora festivos, ora ritualísticos, os movimentos sugerem danças tribais, onde a representação de figuras humanas, vergadas pelo tempo, ou animalizadas, pontuam o espetáculo.

  • Coreografia: Rodrigo Pederneiras
  • Música: João Bosco
  • Cenografia: Fernando Velloso e Paulo Pederneiras
  • Figurino: Freusa Zechmeister
  • Iluminação: Paulo Pederneiras

 

ENSAIO ABERTO GRUPO CORPO

Data e Horário: 05 de dezembro, quinta-feira, às 20h. 
Local: 
Cine Theatro Brasil Vallourec - Av. Amazonas, 315 - Centro, Belo Horizonte – Minas Gerais. 
Classificação Indicativa: 
Livre

Como participar:

 Clique aqui e preencha o formulário abaixo até segunda-feira, 02/12/2024, às 10h.
- Pronto! Agora é só torcer e esperar o resultado do sorteio, que será divulgado dentro do novo espaço no Site dos Cooperados.
- Este sorteio é exclusivo para Cooperados Incentivadores do Programa Sociocultural Unimed-BH 2023, 2024 e/ou que tenham optado pela renovação automática da adesão nos anos anteriores.  

 

JUNTOS SOMOS TRANSFORMAÇÃO. SOMOS INSTITUTO UNIMED-BH

IUBH - Somos transformação

Há mais de 20 anos, o Instituto Unimed-BH atua pela promoção da cidadania por meio da arte e do voluntariado, valorizando o trabalho médico como motor para a transformação social e a importância da união dos médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

 

 

← Página inicial