Jornal O Tempo veiculou artigo do diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, sobre o Dia do...
Unimed-BH-Online nº635
Cooperativismo que atravessa gerações
Essa história poderia ser a de diversas famílias de cooperados da Unimed-BH que, ao longo dos anos, contribuíram para o crescimento e fortalecimento da nossa cooperativa. Representando todas elas, destacamos a trajetória de duas famílias.
Uma delas começa com José Guerra Lages. Cooperado emérito da Pediatria, Guerra – como é conhecido – tem grande contribuição para a saúde infantojuvenil da região de Belo Horizonte. Ele é um dos fundadores do Hospital Infantil São Camilo, incorporado pela Unimed-BH em 2016. Ainda hoje, segue cuidando das crianças, missão que ele considera fundamental para a nossa sociedade.
Com passagens pela presidência da Associação Médica de Minas Gerais e pela vice-presidência da Associação Médica Brasileira, foi membro fundador da Academia Mineira de Pediatria e viu sua carreira ligada à expansão do conhecimento por meio da preceptoria e coordenação de residências médicas em Pediatria.
José Guerra Lages e Marisa Lages Ribeiro
Pai de seis filhos, sendo três deles médicos cooperados, agora acompanha o legado da família Lages se expandir. “Fui cooperado na Unimed-BH, me identificando plenamente com o cooperativismo por julgar ser um modelo exemplar do exercício da medicina, com autonomia do profissional. Sinto-me feliz por ter três filhos médicos cooperados e agora minha neta brilhante, que tirou o primeiro lugar no concurso para cooperação na área de Pediatria”, destaca Guerra.
Parte da segunda geração de médicos da Família Lages, Marisa Lages Ribeiro também é pediatra, especialista em Alergia e Imunologia, em Pneumologia Pediátrica e mestre e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Cooperada da Unimed-BH desde 1994, licenciou-se para assumir a diretoria do Hospital Infantil São Camilo Unimed.“Filha de mãe professora e de pai pediatra, gestor, líder com espírito associativista, a medicina, a vida associativa e a docência sempre estiveram presentes na minha vida. Sou a mais velha de seis filhos, dois dos meus irmãos também cooperados da Unimed-BH - Patrícia da Silveira Lages, cardiologista, e Lucas da Silveira Guerra Lages, ortopedista pediátrico - e casada com o também cooperado Geraldo de Barros Ribeiro, oftalmologista pediátrico e estrabólogo”, detalha Marisa.
Mãe de Sílvia, Isabel e Pedro, Marisa hoje acompanha as filhas seguirem os passos dos pais e do avô. Uma delas, Isabel Lages Ribeiro, começa a escrever mais páginas junto à Unimed-BH. A pediatra está no segundo ano da residência em Alergia e Imunologia Pediátrica e atua na Unidade de Internação e no Pronto Atendimento do Hospital Infantil São Camilo Unimed.
“Ainda que não com essa nomenclatura, acho que sempre me inspirei e busquei princípios cooperativistas para minhas atividades. A ideia de trabalhar em conjunto, como forma de agregar, sem perder a autonomia, sempre me agradou! Espero poder continuar seguindo este caminho e contribuindo para a Unimed-BH”, afirma Isabel.
Vocação compartilhada entre mãe e filha
A chegada de uma nova geração à Unimed-BH é sempre um marco. Especialmente quando essa entrada é um reflexo direto do legado construído e que, de forma natural, moldou trajetórias. É o que acontece com Rita de Cássia Aguilar Menezes e Ana Clara Aguilar Menezes, mãe e filha, ambas médicas da mesma especialidade, unidas agora pelo propósito cooperativista, dando continuidade a uma história de cuidado que se renova a cada dia.
Ana Clara e Rita de Cássia Aguilar Menezes
Rita de Cássia é médica cooperada da Unimed-BH há 34 anos. Especialista em Pediatria e Neonatologia, mantém seu trabalho no atendimento a crianças e recém-nascidos, além de atuar como Coordenadora Geral Médica da Maternidade Unimed – Unidade Grajaú.
“Estar na cooperativa é para mim poder exercer uma medicina de nível técnico diferenciado e prestar um serviço de grande qualidade assistencial à comunidade, com busca da melhoria contínua”, conta Rita, que também fez carreira na Polícia Militar, no quadro de oficiais de Saúde.
Ver a filha Ana Clara trilhar os mesmos caminhos na medicina é motivo de orgulho e alegria para a médica. “A decisão de minha filha, hoje pediatra, de entrar para a Cooperativa me fez pensar em continuidade de um trabalho que muito me orgulha e me realiza como pessoa e profissional. Os valores do cooperativismo – igualdade, equidade, honestidade, transparência, solidariedade e responsabilidade social – são valores da vida, que compartilhamos com Ana e a levaram a se encantar pelo cooperativismo”, detalha.
Foi com essa referência em mente, que Ana Clara optou por trilhar seu caminho na Pediatria. Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica, enxerga com gratidão a oportunidade de já ter dividido plantões com a mãe e hoje atuarem mais uma vez no mesmo hospital.
“A Medicina, de certa forma, sempre fez parte da minha vida. Cresci vendo minha mãe envolvida e dedicada ao trabalho, além de perceber o impacto positivo que ela exercia na vida das pessoas. Dar continuidade a essa história — especialmente na mesma especialidade — é, para mim, motivo de muito orgulho e também de responsabilidade: a de construir a minha própria trajetória, com propósito e compromisso”, afirma Ana Clara.