Unimed-BH Online

Cooperado Luiz Fernando disponibiliza, gratuitamente, o Manual sobre o manejo da DPOC

Written by Editor Boletim dos Cooperados | 07/11/2024 20:23:12

Estamos no mês de conscientização sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e, para enfatizar a importância do diagnóstico e manejo dessa enfermidade, o cooperado da Pneumologia, Luiz Fernando Ferreira Pereira, compartilha com os colegas o seu manual “Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Diagnóstico e Tratamento”. Esse Manual da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) é voltado para os generalistas e foi organizado e editado pelo cooperado em conjunto com outros autores.

O ebook traz, em suas 60 páginas, orientações para diagnóstico e tratamento adequados dos pacientes com DPOC. Em sua publicação, Luiz Fernando aborda fatores de risco, prevenção, diagnóstico, manifestações clínicas e funcionais, classificação da gravidade, fenótipos, comorbidades, tratamento farmacológico, tratamento não farmacológico e uso dos dispositivos inalatórios.
  
“O objetivo do manual é multiplicar os conhecimentos sobre a doença que tem alta prevalência na população acima de 40 anos e grande potencial de complicações quando não acompanhadas de maneira correta.” afirma Luiz Fernando.

Ao compartilhar as orientações práticas sobre o manejo da doença, o cooperado espera que os erros de diagnósticos sejam reduzidos e o início do tratamento seja ágil.

O cooperado enfatiza que "Quanto mais médicos compreenderem as orientações compartilhadas no manual, melhor para o cuidado do paciente e menor o número de internações. Essa equação irá contribuir para o controle da sinistralidade.”



O conteúdo completo está disponível, gratuitamente, no site da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - sbpt.org.br.


  
Você também pode fazer o download do arquivo clicando aqui.



Sobre a DPOC


Atualmente, a DPOC é a terceira causa de óbitos, no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença no Brasil é a quinta causa de internação e de morte.

Por ser uma doença crônica com alta taxa de complicações, é importante conscientizar a população e capacitar as equipes da atenção básica de saúde quanto às formas de prevenção e controle da DPOC, a fim de melhorar a qualidade vida e evitar as exacerbações (crises com a doença, piora da tosse, expectoração e falta de ar). Essas crises podem acelerar o declínio da função pulmonar e estão associadas com aumento de mortalidade.

Para aumentar o conhecimento sobre a DPOC e a conscientização sobre a prevenção, anualmente, e sempre na 3ª quarta-feira do mês de novembro, são realizadas ações para marcar o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).