No dia 7 de novembro, durante o III Congresso Ordinário realizado na sede do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, a Federação Médica Brasileira (FMB) elegeu sua nova diretoria para a gestão 2024/2027. A partir do dia 27 de novembro, o cooperado da Pediatria, Fernando Mendonça, assume a presidência da FMB. Também foram eleitos Jordani Machado, cooperado da Ortopedia, para a diretoria de benefícios, e Ariete Araújo, cooperada Pediatria, para o conselho fiscal.
O mandato presidencial do cooperado da Pediatria Fernando Mendonça começa no próximo dia 27 de novembro. Outros dois cooperados da Unimed-BH, Jordani Machado, da Ortopedia, e Ariete Araújo, da Pediatria, também irão compor a nova diretoria.
Cooperada Ariete Araújo
Cooperado Jordani Machado
Com mais de 30 sindicatos de todas as regiões do país, a FMB é a maior federação sindical brasileira e tem como objetivo aglutinar o movimento sindical na defesa da categoria médica. A federação busca melhores condições de trabalho e remuneração para os médicos e uma medicina com mais qualidade para toda a população, protagonizando as principais discussões em defesa do trabalho médico e negociações de acordos coletivos, como da Ebserh e do programa Médicos pelo Brasil.
Fernando Mendonça relata o privilégio de poder estar à frente de uma entidade tão importante: “É uma honra e um desafio, junto com os colegas Jordani e Ariete, representar Minas Gerais nacionalmente, levando a nossa experiência para aglutinar forças com os colegas de todo o Brasil. Nossa federação cresce somando cada vez mais sindicatos, que acreditam que nosso “partido” efetivamente é o médico. Independentemente das posições políticas de cada gestor, estamos sempre empenhados na busca pela valorização do profissional médico em todos os sentidos. Só assim poderemos oferecer uma assistência médica de qualidade para toda população”.
Mendonça aponta como principais desafios do seu mandato “o enfrentamento ao abusivo no aumento das vagas em escolas médicas que não oferecem qualidade de formação do estudante; a precarização cada vez maior dos vínculos de trabalho; o avanço desenfreado de outras profissões sobre o ato médico e a busca por melhorias na remuneração da classe médica.”
Sobre Fernando Mendonça:
:: Residência Médica em Pediatria, FCMMG, 1992; Título de Pediatra (TEP) pela Sociedade Brasileira de Pediatria, 1993.
:: Pós-graduado em: Administração em Serviços de Saúde, Universidade de Ribeirão Preto, 1996; Medicina do Trabalho, FCMMG, 2003; Trauma, Emergência e Terapia Intensiva em Pediatria, FCMMG, 2007; Autogestão em Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, 2008; Gestão de Redes de Atenção à Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, 2017.
:: MBA em Gestão Empresarial, FGV,2011. Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, Unifenas, 2018.
:: Foi Membro da Comissão Estadual de Residência Médica de MG; Secretário Geral da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP); Presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais; Ex-Docente na UFMG e da UNIFENAS-BH.
:: Graduando de Direito da PUCMINAS.