Com o objetivo de gerar uma reflexão sobre o atual momento da medicina, no qual o excesso virou a regra, o colega cooperado Guilherme Santiago discorre em seu livro sobre como os excessos de pedidos de exames e intervenções acabam por adoecer ainda mais nossa sociedade. “Todo esse contexto tem criado um ambiente de hipocondria social, no qual os médicos se tornam apenas investigadores de doenças. Existe então o que eu chamo de ‘supervalorização do nada’, com uma procura incessante por doenças e uma preocupação com achados irrelevantes, que acabam sendo a base para intervenções desnecessárias. É inaceitável a medicina adoecer uma pessoa sadia por uma intervenção desnecessária”, reforça.
Com a obra, Guilherme Santiago pretende formar um panorama de como a medicina excessiva se fortaleceu e gerar reflexões sobre os malefícios desse modelo e sua irracionalidade. Segundo o autor, a leitura do seu livro é leve e agrega, além de dados científicos, história, literatura e filosofia: “o livro não é destinado apenas aos médicos, mas também aos pacientes que vivenciam esse momento”, completa.
:: Sobre o autor
Guilherme Santiago é médico formado pela UFMG, cooperado da Unimed-BH especialista em Gastroenterologia e professor de Semiologia. Atua há 30 anos no IPSEMG, onde é preceptor e coordenador da residência de gastroenterologia, do Centro de Estudos IDEA e do Núcleo de Ensino e Pesquisa. É membro titular da Academia Mineira de Medicina. Outro projeto do autor é a página no Instagram @pensarmedicina, com caráter médico-filosófico, que inspirou a escrita do livro.
:: Adquira a obra
O livro, publicado pela Editora Labrador, possui 192 páginas e pode ser adquirido neste link.
:: Eventos de Lançamento
CONGRESSO GASTROMINAS
Dia 09/08, 13h30
Associação Médica - Av. João Pinheiro, 161 - Funcionários
CASA DE CULTURA IDEIA
Dia 17/08, 16h
R. Bernardo Guimarães, 1200 - Funcionários
TERÇA CULTURAL (ASSOCIAÇÃO MÉDICA E ACADEMIA MINEIRA DE MEDICINA)
Dia 27/08, 19h30
Av. João Pinheiro, 161 - Funcionários