Skip to content
  • Não há sugestões porque o campo de pesquisa está em branco.

Unimed-BH On-line nº596

Cooperado atualiza práticas de obstetrícia em livro

Com mais de mil páginas, Noções Práticas de Obstetrícia de Mário Dias Corrêa é o mais recente lançamento da editora Medbook. Publicado pela primeira vez na década de 1960, a obra está em sua 15ª edição e tem como um dos organizadores o cooperado da obstetrícia Mário Dias Corrêa Júnior, filho do autor original.

Lançamento livro_interna2

 

O livro tem também como organizadores os médicos ginecologistas e obstetras Victor Hugo de Melo, Regina Amélia de Aguiar e Gabriel Costa Osanan, e conta com a participação de mais de cem profissionais, colegas obstetras e também de outras especialidades, vários deles médicos cooperados da Unimed-BH. O diretor-presidente, Frederico Peret, assina o capítulo sobre “Urgências médicas não obstétricas”.

Com várias tabelas, figuras e fluxogramas, o livro pretende manter o caráter prático, sendo útil tanto para o aprendizado, quanto para uma consulta rápida. 

Ginecologista e obstetra pela UFMG e doutor em obstetrícia na mesma instituição, Mário Dias Corrêa Júnior é cooperado da Unimed-BH há 20 anos. Na entrevista abaixo, ele fala sobre o legado do pai, resgata a história do livro (inicialmente escrito à mão e mimeografado), os desafios de atualizar uma obra tão extensa, especialmente frente às rápidas mudanças no campo da medicina, e compartilha também sua visão sobre perspectivas futuras para a área. 

 

 

ENTREVISTA COM MÁRIO DIAS CORRÊA JÚNIOR - COOPERADO DA OBSTETRÍCIA

Quem são os outros organizadores do livro e qual a relação com o Dr. Mário Dias Corrêa? 

Victor e Regina são professores aposentados do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG e foram residentes e colegas do meu pai. O Gabriel e eu somos professores da ativa do mesmo departamento.

O livro conta com a colaboração de diversos especialistas. Qual a importância dessa contribuição para a obra? 

O livro pretende cobrir os campos mais importantes da obstetrícia, sendo uma ferramenta útil tanto para o aprendizado, quanto para a atualização e consulta no dia a dia. Para isso, era importante contar com a participação de diversos outros obstetras e colegas de diferentes especialidades. Vários deles são médicos cooperados da Unimed-BH.

Esta é uma obra que já está na 15ª edição. Como ela surgiu? 

O livro surgiu da percepção do Dr. Mário sobre a necessidade de uma fonte de consulta prática, objetiva e em português, para facilitar o aprendizado dos alunos de medicina. As primeiras edições foram feitas no formato de apostila mimeografada e surgiram ainda na década de 1960. Elas foram escritas integralmente à mão por ele, que depois solicitava a uma secretária que datilografasse as laudas. Posteriormente, com o crescimento da obra, colegas de diferentes especialidades foram sendo convidados para contribuir em capítulos específicos. A partir da 13ª edição, Victor, Regina e eu ingressamos como coautores. 

É um livro grande, com mais de mil páginas.  Ele se posiciona como uma guia? Qual a proposta dessa nova edição? 

O objetivo principal foi o de manter viva essa obra que já foi tão útil para diversas gerações de alunos, residentes e obstetras.
Apesar de ser um livro com mais de mil páginas, ele pretende manter o caráter prático, sendo útil tanto para o aprendizado, quanto para uma consulta rápida, motivo pelo qual foi incluído grande número de tabelas, figuras e fluxogramas.

Qual é o principal desafio de se organizar um livro com esse propósito, principalmente tendo em mente que as transformações na medicina têm acontecido de forma muito acelerada?

O mais difícil foi organizar e revisar as contribuições dos 103 colegas, para que, apesar do livro ter sido escrito por muitas mãos, ele mantivesse uma linha editorial coesa, com todos os capítulos “conversando” entre si.

Sabemos que a maioria dos colegas recorre à internet para uma atualização, pela facilidade e rapidez. Mas as informações disponíveis online não são sempre completas e confiáveis. Nosso tratado apresenta em um mesmo lugar o conhecimento e a experiência acumulada por profissionais extremamente competentes, que embasados na melhor evidência disponível, apresentam a informação de forma clara e concisa.

Ele traz as informações mais recentes na área, fazendo essa “curadoria” do que realmente tem valor no cuidado das gestantes, para ajudar os colegas a tomarem decisões mais fundamentadas.

O que você vê como as maiores transformações que a obstetrícia ainda pode enfrentar nos próximos anos? 

A obstetrícia passa por um momento em que existe uma tentativa de aliar a melhor tecnologia disponível com a simplicidade da assistência prestada pelas parteiras do passado, visando minimizar intervenções desnecessárias. Creio que nosso maior desafio é separar as tecnologias que são realmente úteis, dos modismos, sem comprometer a segurança da mãe e do bebê.

Lançamento livro

Como o legado de seu pai influencia a sua prática médica?

Meu pai sempre foi um exemplo de profissional humano, ético, competente e atualizado, princípios que tento preservar na minha prática diária.


Essa é a primeira edição publicada após seu falecimento, em 2019. Sem dúvida que foi uma empreitada muito desafiadora, mas, por outro lado, foi uma forma de me reconectar com ele, uma vez que ao reescrever alguns dos capítulos originalmente escritos pelo Dr. Mário, eu percebia claramente seu estilo e seus ensinamentos, tendo sido essa uma sensação muito reconfortante. É uma forma de homenageá-lo e de manter sua memória viva.

Ao lado, o autor que dá nome à obra, Mário Dias Corrêa e seu filho,
Mário Dias Corrêa Júnior,
que leva o legado do pai adiante.

 


Onde comprar
Noções  Práticas de Obstetrícia de Mário Dias Corrêa já está à venda na COOPMED (https://coopmed.com.br/), no site da editora Medbook (www. medbookeditora.com.br), Amazon (www.amazon.com.br) e Mercado Livre (https://www.mercadolivre.com.br/).
O lançamento oficial deve acontecer até o fim do ano. 

← Página inicial