De 20 de janeiro a 20 de fevereiro, estará aberto o período para solicitação de patrocínio para...
Unimed-BH On-line nº610
Cooperada da Pediatria desenvolve projeto de educação em saúde
A cooperada da Pediatria, Beatriz Cristina Heitmann Gomes Valente, em parceria com a faculdade Faminas-BH e o Instituto Unimed-BH, desenvolveu um projeto para levar conhecimento em saúde para famílias atendidas pela Associação das Obras Pavonianas de Assistência (AOPA). Por meio de teatro e do uso dos fantoches, a ação orienta crianças e adultos a identificarem sintomas pediátricos, sinais de alarme e como buscar o atendimento médico mais adequado. Cerca de 100 crianças e 52 adultos foram beneficiados pela iniciativa, realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2024.
O projeto de Beatriz foi aprovado no Programa Institucional de Iniciação Científica da FAMINAS-BH com o objetivo avaliar o impacto e a contribuição das ações lúdico-educativas na melhoria do conhecimento familiar sobre saúde infantil. Por meio de questionários aplicados antes e depois das apresentações, a pesquisa mensura a eficácia das ações em esclarecer quando e onde os pais devem buscar atendimento de saúde de acordo com os sinais e sintomas apresentados pelas crianças.
“Agradeço muito o apoio do Instituto Unimed-BH e da APOA para a realização da pesquisa sobre Educação em Saúde Pediátrica. O projeto foi considerado de grande importância para a comunidade acadêmica, além de uma estratégia educacional voltada para orientar pais e responsáveis para a busca no melhor canal de atendimento médico. Espero que os colegas cooperados possam se inspirar neste projeto para que outros semelhantes possam surgir em diferentes áreas do conhecimento em saúde”, afirma Beatriz.
Segundo a cooperada, o trabalho deve ser apresentado no próximo Congresso Brasileiro de Pediatria, que será realizado em Belo Horizonte no mês de julho.
APOA
A associação é uma instituição social privada, que conduz ações de educação, provê atendimento integral de crianças e promove profissionalização de jovens e adultos das comunidades da Barragem Santa Lúcia, Morro do Papagaio, Vila São José, Conjunto Santa Maria, Vila Leonina, Vila Estrela, Morro das Pedras, dentre outras. A APOA está cadastrada no banco de instituições sociais do Instituto Unimed-BH.