Entender mais sobre estratégia e conhecer caminhos possíveis para o crescimento das empresas no mercado: estes foram alguns dos principais pontos abordados no último dia 26, terça-feira, no Conselho Social, que teve como tema central Estratégias de Mercado.
“Nosso objetivo é trabalharmos juntos para que possamos pensar em estratégias e levantarmos ideias para sermos ainda mais competitivos”, disse, na abertura, o diretor-presidente, Frederico Peret. “A ideia é entendermos alternativas inteligentes para trabalharmos bons produtos neste mercado acirrado”, completou.
Em uma palestra interativa e repleta de exemplos reais, o professor da FGV e da ESPM, e doutor em administração de empresas, Cristiano Amaral, foi o convidado da tarde para falar sobre construção de estratégias de mercado. Ele iniciou sua palestra abordando questões fundamentais: “Toda estratégia é uma escolha”, disse. O palestrante falou sobre as questões relacionadas a fatores internos e externos às organizações.
Portfólio de produtos
Entre os exemplos usados por Cristiano, a disputa entre Apple e Samsung trouxe uma reflexão sobre a importância do portfólio de produto como ferramenta para atender ao objetivo final da organização.“Quando pensamos no Brasil, temos uma distribuição de renda desigual. Isso ajuda a entender por que a Apple tem 5% de market share e a Samsung detém 33,7%. Esse é um dos fatores externos que ajuda a gente a estruturar a estratégia”, exemplificou Cristiano. “Focar em portfólio é um dos caminhos, é uma escolha. Portfólio é uma ferramenta estratégica e podemos usá-lo de diversas maneiras”, completou.
Em sua explanação, o palestrante também indicou que um dos resultados de uma estratégia bem moldada é formar sólidas barreiras de entrada: reputação de marca, volume x custos, qualidade e distribuição.
Para finalizar, Cristiano resumiu sua apresentação em três importantes pontos:
. No mercado, nenhum resultado é por acaso. Decisões estratégicas são tomadas tendo em mente um objetivo. Nada é feito sem planejamento.
. Estratégias de mercado levam a muitos benefícios: blindar concorrentes, aproveitar oportunidades e potencializar a atuação da empresa.
. Estratégia se faz com base em fatos e dados, nunca baseada em gostos pessoais.
Mercado, competitividade e a estratégia Unimed-BH
O diretor de Mercado, Garibalde Mortoza, abordou as especificidades do competitivo mercado no qual a Unimed-BH está inserida, explicando o ambiente complexo com seus clientes individuais e corporativos, além dos concorrentes e suas abordagens estratégicas. Com isso, o diretor detalhou como cada operadora atua e as maneiras que nossa Cooperativa busca blindar cada concorrente.
“A Unimed-BH, apesar de ser uma Cooperativa médica, é um negócio e, por isso, está inserida em um ambiente competitivo. Na nossa região são aproximadamente 2,3 milhões de pessoas com plano de saúde com ampla busca por espaço. E isso exige da Unimed-BH abordagens específicas para proteger seu espaço, evitar que a estratégia e as ações de cada concorrente sejam efetivas”, disse Garibalde.
Ele ainda complementou a palestra de Cristiano Amaral, ressaltando a importância de um portfólio bem estruturado, moldado por uma estratégia de marketing e mercado orientada para crescimento e fundada em três frentes: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado e barreiras de entrada.
“Atuamos de forma a sempre posicionar estrategicamente cada produto que temos a ponto de competir nesse mercado e ser a melhor opção para as empresas e pessoas. Cada preço, cada características e cada ajuste é pensado para colocá-lo no mercado”, completou.
Por fim, o diretor de Mercado reiterou a força da nossa Cooperativa que, mesmo com atuação regional, é a 6ª maior operadora de saúde suplementar no Brasil.
Discussões em grupo
Após as apresentações, os cooperados do Conselho Social foram convidados para, em grupos, discutirem sobre iniciativas que mais contribuem para a estratégia de manutenção do protagonismo da Unimed-BH no mercado propiciando a blindagem da concorrência e como os cooperados podem contribuir para a manutenção dos resultados sustentáveis da cooperativa e sua posição no mercado.
Informes de interesse dos Cooperados
Antes de entrar no tema central da reunião, o diretor-presidente, Frederico Peret, trouxe atualizações sobre as iniciativas em andamento a partir de sugestões do Conselho Social. Entre os temas foram abordados: controle de desperdícios, percurso assistencial e jornada do cliente, estratégia de marketing, estratégia digital, capacitação, desenvolvimento e valorização do cooperado.