Foi publicado o Edital de convocação para a Assembleia Geral Ordinária da Unimed-BH. A reunião de...
Unimed-BH-On-line nº628
Conselheiros visitam Horizontes Hub
Na última quarta-feira (21/5), os conselheiros da Unimed-BH tiveram a oportunidade de conhecer as novidades que estão sendo desenvolvidas no Horizontes Hub, investimento que marca a nova fase de inovação da Cooperativa, com uma estratégia ampliada de alto impacto positivo para todo o setor de saúde.
Em visita ao espaço, eles acompanharam a simulação de uma consulta no Consultório 2030, que traz novas funcionalidades para facilitar o dia a dia do médico, como check in online, questionário digital de saúde e transcrição da interação com o paciente por inteligência artificial (IA), facilitando o preenchimento do prontuário e permitindo uma maior dedicação ao cuidado com o paciente.
O grupo também testou o Onde Ir, solução de IA que direciona o paciente para o atendimento mais adequado a partir dos sintomas relatados, além de aplicativos que avaliam diferentes parâmetros de saúde, com pressão e oxigenação, e até mesmo que avaliam as refeições para apoiar em escolhas mais saudáveis. Essas são apenas algumas das tecnologias já em testes práticos para serem aplicadas na rotina de médicos e pacientes.
“Achei empolgante. É ótimo ver algumas das funcionalidades que vem sendo desenvolvidas passarem a ser plugadas nos sistemas que a Unimed-BH já tem. Acho que vai diminuir muito a fadiga, que é motivo de burnout entre médicos, essa preocupação com questões administrativas. Eu vejo com uma pegada de aceleração, isso vai ser rápido. Vai ter uma curva de aprendizado do médico e o cliente também que vai aprender, mas eu vejo um mundo de possibilidades aqui”, Marcos Almeida Quintão, cooperado licenciado da Medicina de Família e Comunidade.
"Eu fiquei impressionado com todo o contexto de todas as etapas que foram apresentadas, mas para mim, especialmente, foi extremamente produtivo pelo fato de a gente estar envolvido em um projeto de criação de startups para avaliação de pacientes, tratamento de pacientes com zumbido. Para mim, especificamente, enquanto profissional, as possibilidades são enormes”, Ronaldo Kennedy Moreira, cooperado da Otorrinolaringologia.
"O que mais me chamou a atenção é que a Unimed-BH sendo a Unimed-BH - buscando empreender, buscando tecnologia, buscando inovação. A gente está num mundo que os pacientes já chegam com pesquisas feitas na internet, então, não tem como ficarmos pra trás. Essas tecnologias vão diminuir o tempo da consulta gasto com atividades burocráticas para podermos dar mais assistência, acolher e escutar o nosso paciente. Eu uso muita tecnologia hoje no meu consultório, penso que é o futuro”, Vera Lúcia Andrade, cooperada da Gastroenterologia.
O Horizontes Hub contou contribuições efetivas de cooperados e conselheiros durante toda a sua concepção e na construção de alguns processos. O Consultório 2030, por exemplo, foi estruturado a partir da escuta de mais de 550 médicos cooperados que participaram com suas percepções sobre os desafios em quatro momentos: 1)abertura e gestão do consultório; 2) pré-atendimento; 3) atendimento; e 4) pós-atendimento. O trabalho levou em consideração 26 tendências mapeadas, com o foco de integrar as soluções ao cotidiano dos profissionais e pacientes, impulsionando a eficiência e a qualidade do cuidado. |
Sobre o Horizontes Hub
O Horizontes Hub é o primeiro hub brasileiro de inovação em saúde a reunir inovação aberta, novos negócios e labs de experimentação de tendências e novidades tecnológica. Segundo Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH, “o objetivo é expandir a atuação da cooperativa no ecossistema de inovação e contribuir com a transformação do setor”. O Hub já opera o Horizontes Studio, um marketplace de soluções digitais e de inteligência artificial voltado para empresas de saúde, com mais de 50 clientes em todo o Brasil. Entre os produtos, destaca-se a plataforma de telemedicina usada pela Prefeitura de Belo Horizonte no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o seu lançamento, o Horizontes Hub concluiu o investimento em duas startups que também ofertam produtos no seu marketplace. A primeira delas foi a SOI, uma startup de oncologia (oncotech) que apresenta uma plataforma com soluções de inteligência artificial para apoiar médicos a tornar os tratamentos oncológicos mais seguros e precisos, equilibrando qualidade e sustentabilidade. Já a Dr. Scriba é uma startup que oferece assistente de voz com IA para agilizar o trabalho médico, automatizando a criação de registros e documentos de saúde, como prontuários, receitas e atestados.
A iniciativa também conta com uma plataforma digital de inovação aberta, que conecta empresas da rede Unimed-BH a startups, universidades e pesquisadores, permitindo o lançamento de desafios e a avaliação de pesquisas com potencial de aplicação prática.
Quer conhecer o Horizontes Hub? As inscrições para cooperados serão abertas a partir de sexta-feira, dia 23 de maio. Acesse o site do cooperado e agende seu horário ou CLIQUE AQUI.

Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.
.jpeg)
Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.

Uma legenda que descreve a imagem.
Relembre como foi a ação de inauguração do espaço do Horizontes Hub. Leia aqui.