Unimed-BH Online

Conheça os resultados parciais da nossa cooperativa em 2024

Written by Editor Boletim dos Cooperados | 22/11/2024 20:07:48

Apesar dos grandes desafios, conseguimos manter as nossas contas equilibradas, especialmente em função de fortes estratégias comerciais e ações voltadas para melhoria da eficiência assistencial e redução de desperdícios.

Esse conjunto de iniciativas contribuiu para que as nossas contraprestações efetivas fossem positivas – como vem ocorrendo nos últimos anos. Para 2024, a projeção da Cooperativa é atingir R$ 6,8 bilhões em contraprestações efetivas, dado que corresponde às receitas líquidas com a operação de planos de saúde. O valor é 13% superior ao alcançado em 2023.

 

Esse e outros números do negócio foram apresentados aos médicos cooperados no Fórum de Ideias, realizado na noite da terça-feira, 19/11. Durante o evento, foram debatidos os temas que serão deliberados na Assembleia Geral Extraordinária, que acontece em 26 de novembro, às 19h (última convocação), em formato semipresencial. Para mais informações sobre a AGE, CLIQUE AQUI.


Indicadores

Outro resultado que será levado à Assembleia é o indicador de Sinistralidade (Despesas Médicas).  O indicador acumulado até outubro é de 80,04%, cerca de 4 pontos percentuais abaixo da meta de ≤84%. Para o ano, a projeção é alcançarmos um índice de 80,13%, dois pontos percentuais inferior ao resultado de 2023.

A Cooperativa vem mantendo também o controle constante dos gastos e reduzindo desperdícios. A evidência desse cuidado é o indicador de Despesas Administrativas e Despesas de Comercialização que, no acumulado dos últimos 12 meses, ficou em 11,55%. Deste valor, 1,81 p.p. são relacionados ao FATES.

Vale lembrar que estes indicadores estão diretamente relacionados ao nosso Ebtida, cuja projeção é 12,39% (incluindo o Fates) para 2024. O Ebitida é o indicador que demonstra o lucro da empresa antes de descontar os gastos com pagamento de juros, impostos, depreciações e amortizações. Quando a Sinistralidade e/ou as Despesas Administrativas e Comerciais aumentam, o Ebtida diminui, demonstrando a piora no resultado operacional da empresa.

Outro indicador é o de carteira. Atualmente, a Unimed-BH conta com 1.564.777 clientes e a projeção para a carteira de clientes é de estabilidade.

“Os resultados positivos são fruto de um trabalho coletivo de todos na cooperativa para o controle de custo, redução de desperdício, impactando positivamente o lado das despesas. Do lado da receita, há também um esforço comercial para o aumento da carteira e no reajuste dos contratos atuais", avalia Frederico Peret, diretor-presidente da Unimed-BH.

Mais detalhes sobre esses e outros indicadores ao longo do ano de 2024, além dos resultados de 2023, estão disponíveis na nova edição do Radar Unimed-BH. CLIQUE AQUI e confira.