A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia tem uma oportunidade especial para cooperados...
Unimed-BH On-line nº 660
Boletos falsos exigem atenção redobrada
A Unimed-BH alerta seus cooperados e clientes para tentativas de golpe financeiro utilizando boletos falsos da cooperativa. Veja como evitar essa dor de cabeça
Com muita frequência, circulam notícias de diferentes modalidades de fraudes financeiras. Os criminosos utilizam diversos meios para tentar enganar e receber dinheiro das vítimas. Um desses meios é o boleto falso.
O criminoso reproduz com bastante precisão um boleto legítimo que, ao ser pago, direciona o valor para as contas de terceiros. Em geral, o consumidor só descobre a fraude quando ocorre a cobrança correta por parte do vendedor ou prestador de serviços.

Para evitar que você seja vítima desse golpe, reunimos algumas orientações.
De acordo com o Banco Central do Brasil, os boletos devem conter, no mínimo, essas informações:
- dados do pagador: nome e número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica); No caso da Unimed-BH ele sempre será UNIMED BELO HORIZONTE COOPERATIVA DE TRABALHO MEDICO CNPJ 16.513.178/0001-76.
- dados do emissor: identificação da instituição financeira que viabiliza o pagamento e o terceiro habilitador, quando houver;
- dados do beneficiário: dados completos de quem está recebendo o pagamento, incluindo nome, endereço, CPF ou CNPJ;
- dados do pagamento: valor a ser pago, data do vencimento e condições de desconto, se houver, para pagamento antecipado.
Boleto Unimed-BH
Ao pagar o boleto:
- Verifique no documento e também na tela de confirmação do aplicativo ou caixa eletrônico do seu banco se o nome do beneficiário do pagamento é a pessoa física ou empresa contratada e se o banco destinatário é o mesmo que consta no boleto. Se tiver alguma informação diferente, não faça o pagamento;
- Desconfie de código de barras com falhas e evite ligar no telefone que aparece no próprio boleto, porque pode ser do próprio golpista;
- Não imprima o boleto fora do site ou e-mail oficial do serviço que contratou e, caso receba um boleto por e-mail, SMS ou WhatsApp, verifique se a comunicação partiu de um canal confiável antes de efetuar o pagamento.
Em caso de dúvida, entre em contato direto com a prestadora de serviços que deveria gerar o boleto, encontrando seu contato em meios oficiais, como sites, por exemplo. Caso o boleto seja da Unimed-BH, você, cooperado (a) também pode procurar a GRCO pelo número de telefone/whatsapp 31 3229-5454. Não realize o pagamento até a confirmação dos dados.
Se você pagou um boleto indevidamente, o primeiro passo é entrar em contato com seu banco para relatar o caso e contestar. O Banco Central também recomenda registrar um Boletim de Ocorrência.