Na primeira quinzena de julho, Belo Horizonte será palco de uma programação especial em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU, e ao Dia Internacional das Cooperativas 2025 (Coops Day), celebrado no primeiro sábado do mês (5/7).
Entre os dias 1º e 15 de julho, será realizado um Circuito Cultural, com ações em três locais simbólicos da capital: a Praça da Liberdade, a Rua da Bahia e a Câmara Municipal. A programação inclui uma exposição fotográfica com retratos do cooperativismo mineiro e intervenções visuais.
Nos dias 4, 5 e 6, a Praça da Liberdade e a esquina entre a Rua da Bahia e a Avenida Álvares Cabral receberão projeções mapeadas com o objetivo de destacar e aproximar a sociedade do cooperativismo. A Câmara Municipal também será iluminada nas cores azul e verde durante todo o período do circuito, reforçando o compromisso da cidade com um modelo econômico pautado na inclusão e na cooperação.
Exposição "Cooperativas Constroem um Mundo Melhor"
Assinada por Milton Lima, fotojornalista premiado internacionalmente e especializado em contar a história de personalidades de Minas Gerais, a exposição fotográfica busca eternizar o impacto das cooperativas na vida das pessoas e no desenvolvimento das comunidades onde elas atuam. O fotógrafo realizou uma imersão, ao longo de três meses, na realidade de oito regiões impactadas pelo cooperativismo. O desafio era mostrar como essas organizações estão gerando prosperidade e desenvolvimento para o estado.
Com foco nas pessoas, Milton buscou capturar o que chama de “expressões de vida na pele”, valorizando os rostos por trás das cooperativas e revelando, em cada imagem, histórias de superação, pertencimento e conquista. As imagens registram o trabalho de oito cooperativas mineiras e do Instituto Unimed-BH.
Para a participação do Instituto, foi escolhida a Escola de Artes que, desde 2007, desenvolve ações que visam melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens do Morro das Pedras, em Belo Horizonte. São aulas de Balé, Jazz e Danças Urbanas realizadas na Escola Municipal Hugo Werneck, em parceria com o Camaleão Grupo de Dança, e Percussão, com o Grupo Cultural Arautos do Gueto, para a promoção da cidadania e inclusão social. Em 2024, foram beneficiados 260 jovens e crianças, estudantes de 28 escolas públicas. Além dos cursos regulares, alunos e familiares participaram de nove eventos – apresentações, ensaios, aulas abertas, reuniões –, que alcançaram mais de sete mil pessoas.
Exposição “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”
Projeção mapeada “Ano Internacional das Cooperativas - Cooperativas constroem um mundo melhor”