Unimed-BH-On-line nº622
Aprimorar a eficiência assistencial: um compromisso de todos
A Unimed-BH segue investindo em estudos internos que visam aprimorar a eficiência assistencial, controlar desperdícios e manter a sustentabilidade da Cooperativa. Nesse sentido, a partir de abril, o projeto de “Análise do perfil de solicitação de exames dos médicos cooperados” será ampliado, passando a contemplar todas as especialidades médicas.

A metodologia de mensuração dos dados também foi aprimorada para proporcionar uma avaliação ainda mais precisa e eficiente. Agora, a análise considerará os dados dos últimos dois anos e abrangerá informações como: especialidade médica, tipo de exame, CRM do profissional solicitante e pacientes atendidos.
Como os dados serão analisados?
Os dados serão agrupados mensalmente, consolidando a quantidade de exames solicitados por paciente distinto no período. Para uma análise mais detalhada, a taxa de exames por CRM será comparada à respectiva especialidade médica. Esse critério permite identificar resultados acima dos padrões da especialidade.
Além disso, será monitorada a evolução da taxa de solicitação por CRM ao longo do tempo, possibilitando identificar tendências de crescimento, estabilidade ou redução no volume de exames solicitados. Serão seis modelos de mensagens de alerta no SOL: “Altíssimo - taxa crescente”, “Altíssimo - taxa constante”, “Alta - taxa crescente”, “Alta - taxa constante”, “Alta - taxa decrescente” e “Média - taxa crescente”.
Esse acompanhamento contínuo contribuirá para um melhor entendimento da dinâmica assistencial.
IMPORTANTE:
A análise inclui apenas exames solicitados em consultas eletivas, excluindo internações e atendimentos de urgência/emergência.
Pró-Eficiência em Solicitação de Exame
O estudo de análise do perfil de solicitação de exames dos médicos cooperados surgiu a partir de uma sugestão do Conselho Social e vem sendo adotado pela Cooperativa desde julho de 2023.
O objetivo principal é sensibilizar os cooperados sobre a importância da solicitação racional de exames. Como sabemos, o excesso de exames nem sempre agrega valor à assistência. Dessa forma, a iniciativa busca contribuir para o uso eficiente dos recursos assistenciais, garantindo uma medicina baseada em evidências e que seja sustentável para todos.