No Minuto Unimed-BH deste mês, o diretor-presidente, Frederico Peret, faz um convite para que todos...
Unimed-BH-On-line nº602
2025 será o ano das cooperativas na ONU
Pela segunda vez na história, a Organização das Nações Unidas (ONU) dedicará um ano inteiro à divulgação do impacto das cooperativas para a construção de um mundo melhor. A resolução, aprovada por unanimidade na Assembleia Geral da ONU, busca destacar a relevância do setor e promover iniciativas globais que impulsionem seu desenvolvimento.
Ao longo do próximo ano, a ONU irá incentivar seus 195 países-membros a fortalecer suas cooperativas, impulsionando ações de cooperação técnica, transferência de conhecimento e dar voz ativa para os representantes cooperativistas em decisões locais, regionais e globais. A proposta inclui revisões legislativas, cooperação técnica e maior representatividade do cooperativismo em debates estratégicos, ressaltando sua contribuição para a geração de empregos, inclusão social e combate à pobreza.
“Incentivamos todos os estados-membros a aproveitarem o ano como forma de aumentar a sensibilização para a contribuição das cooperativas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o desenvolvimento social e econômico global”, explica Andrew Allimadi, ponto focal da ONU para Cooperativas. Em setembro, Allimadi esteve na sede da Unimed-BH, para conhecer o trabalho desenvolvido pela Cooperativa e pelo Instituto Unimed-BH.
“Em Minas Gerais, o Sistema Ocemg promoverá uma série de iniciativas para potencializar o impacto do Ano Internacional das Cooperativas e contamos com as nossas cooperativas para mostrar ao mundo porque nosso modelo de negócios ajuda a construir um mundo melhor para todos”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.
Nova marca
A partir de janeiro de 2025, você começará a ver a marca criada especialmente para marcar o ano em diferentes peças das cooperativas. A identidade visual foi criada pela Aliança Cooperativa Internacional para celebrar este momento especial e apresenta elementos que simbolizam a sociedade, a economia e o meio ambiente, representando a capacidade das cooperativas de trabalharem juntas por objetivos compartilhados. Ao adotá-la, as cooperativas reafirmam o compromisso do setor com a redução da pobreza, a igualdade de gênero, o trabalho decente e a construção de comunidades mais inclusivas e sustentáveis.