No dia 18 de outubro, celebramos o Dia do Médico com uma homenagem especial aos mais de 5.400...
Unimed-BH-On-line nº650
20º Encontro de Cooperados reflete sobre equilíbrio e autocuidado do médico em edição especial
A Unimed-BH celebrou duas décadas de Encontro de Cooperados na última quarta-feira, 22/10, com uma edição especial durante um dia completo. Com o tema “Reconectar para cuidar: o equilíbrio que transforma a saúde”, o evento contou com mais de 2.500 médicos cooperados, além de convidados, que puderam acompanhar uma programação histórica no Minascentro.
O 20º Encontro de Cooperados teve a presença de toda a diretoria da Unimed-BH: Frederico Peret, diretor-presidente; Mercês Fróes, diretora de Relacionamento com o Cooperado e Sustentabilidade; Eudes Arantes Magalhães, diretor de Gestão Assistencial; Garibalde Mortoza, diretor de Mercado; e Geraldo Teixeira Botrel, diretor de Gestão Empresarial.
No palco do Grande Teatro, Frederico Peret comemorou as duas décadas de história do evento e levantou reflexões sobre a necessidade do médico olhar para dentro, reconectar com seu propósito e entender a importância do equilíbrio entre o trabalho médico e o autocuidado. “Nos tempos atuais, em que a velocidade das mudanças nos desafia e nos pressiona a todo momento, às vezes é preciso parar. Olhar para dentro, para reconectar com o que nos move e nos inspira. E este nosso encontro nasce desse impulso: o de lembrar que, antes de sermos médicos, somos humanos. E que cuidar da saúde começa por nós mesmos.”
O diretor-presidente da Unimed-BH também ressaltou conquistas marcantes deste ano nas frentes de sustentabilidade, assistencial, inovação e evolução de mercado. “Fazer um evento deste porte reflete o quanto evoluímos juntos. Ao longo dos últimos anos, construímos caminhos que fortaleceram a nossa atuação. Juntos, crescemos alinhados ao propósito que nos sustenta: cuidar com excelência e ética, sempre valorizando o trabalho médico.”
Frederico Peret finalizou sua participação de abertura no palco principal com uma novidade importante sobre a evolução do modelo de remuneração [veja aqui]: “Essa mudança faz parte de um movimento contínuo de valorização e escuta ativa, que se traduz em ações concretas e melhorias reais no dia a dia dos cooperados.”

O palco principal teve como primeiro palestrante Drauzio Varella com o tema “Longevidade e equilíbrio: o médico também precisa cuidar de si”. O médico, escritor e comunicador reiterou a importância do autocuidado, principalmente na sociedade atual e na medicina, destacando as dificuldades e os prazeres da profissão e como a tecnologia afeta tudo isso. (Para saber mais, clique aqui)

Na sequência, a palestrante foi a psicanalista, pesquisadora, professora e escritora, Maria Homem, com o tema “O que o comportamento humano trará de novos desafios”. Ela levou a plateia a refletir sobre coletividade e as complexidades da sociedade, resgatando pensamentos históricos e suas evoluções. (Para saber mais, clique aqui)

A última palestra do Grande Teatro foi realizada pela escritora, filósofa e educadora, Viviane Mosé, que levou o tema “Medicina como jornada de significados: qual o seu legado?”. Em sua fala, ela abordou as crises atuais e suas construções, ressaltando a potência da vida e seus significados. (Para saber mais, clique aqui)

No Espaço Corpo, pela manhã, o palestrante foi o médico psiquiatra, biólogo e mestre em evolução humana e comportamento, Jairo Bouer, que teve como temática “Bem-estar, longevidade e tecnologia: cuidar de si para cuidar do outro”. Ele compartilhou sobre os principais pilares da vida saudável e seus benefícios, falou sobre saúde mental, e respondeu diversas perguntas da plateia. (Para saber mais, clique aqui)

Também no período da manhã, a empresária, publicitária e escritora Carla Madeira explorou o tema “Literatura e medicina: um diálogo sobre cuidado e experiência humana”, propondo reflexões sobre o cuidado, a escuta e a integralidade do ser humano, conectando literatura e medicina. (Para saber mais, clique aqui)

Concursos culturais
Em homenagem ao Dia do Médico, este Encontro de Cooperados apresentou os resultados dos concursos de Literatura, Artes Plásticas e Música. Os trabalhos selecionados foram exibidos e celebrados durante o evento, com sessões de autógrafos de livros, exposições das artes e apresentações musicais. (Para saber mais, clique aqui)
Experiências imersivas
Os cooperados e convidados presentes puderam vivenciar diversas experiências que marcaram este Encontro de Cooperados. Estúdio fotográfico, tótens interativos movidos por IA para filtros de criança, meditação guiada, quick massage e chás relaxantes são alguns dos exemplos que movimentaram essa edição histórica.
Além dos concursos já citados, o Instituto Unimed-BH proporcionou ao público uma apresentação com um trio antes da programação do palco principal. Todos os presentes no Encontro também tiveram a oportunidade de conhecer a Flora, mascote do Instituto Unimed-BH. (Para saber mais, clique aqui)
Inovação: Juntos Inovamos.Coop
A cultura de inovação, uma marca pulsante na Unimed-BH, também esteve neste Encontro de Cooperados. O Espaço Mente realizou um painel para discutir a temática, além da realização do Demoday, que culminou com o resultado da startup destaque do Juntos Inovamos.Coop. Quer saber quem foi o selecionado? Clique aqui.
Todos os presentes puderam também conhecer mais sobre o Consultório 2030.

Parceria com a Faculdade Unimed
Durante o Encontro de Cooperados a Unimed-BH e a Faculdade Unimed formalizaram uma parceria Técnico-Científica e Educacional que tem como foco a qualificação de profissionais na área da saúde.
Espaço 20 anos
A história de todo o Encontro de Cooperados foi possível ser visitada nesta edição especial. Um túnel do tempo detalhou os 20 anos do evento, com informações, fotos, vídeos e um livro digital que contou com minúcias ano a ano desta história. (Para saber mais, clique aqui)

O 20º Encontro de Cooperados contou com os patrocínios do Sicoob Credicom e Sistema OCEMG, e os apoios da Seguros Unimed, TGL Consultoria, Unimed Odonto e Unimed Aeromédica.