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Como parte do nosso compromisso com a transparência, realizamos, todos os anos, uma prestação de contas que evidencia os avanços e os resultados da Unimed-BH. Essa iniciativa tem como objetivo aproximar ainda mais você, médico cooperado, da gestão da nossa Cooperativa, dando ainda mais clareza sobre o caminho de evolução que estamos trilhando juntos.


Conheça os principais marcos do nosso trabalho

Conheça os principais projetos e ações que têm impulsionado o crescimento sustentável da nossa Unimed-BH em cinco grandes vertentes: Solidez Financeira, Jornada do Cooperado, Jornada do Cliente e Mercado, Foco em Inovação e Compromisso com a Sustentabilidade. Semanalmente, novos conteúdos serão publicados para você se atualizar em cada uma das temáticas da nossa prestação de contas.

Solidez Econômico-financeira

Selecione os itens a seguir para conferir como temos avançado no cumprimento dos nossos Compromissos de Gestão. 
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Carteira de Clientes

Com trajetória marcada por crescimento sustentável e excelência na assistência à saúde, a Unimed-BH possui, hoje, a marca de 1.638.749 clientes na carteira, conforme dados de julho de 2025.

Apesar de uma atuação regional, a nossa Cooperativa tem hoje a 6ª maior carteira no Brasil, reforçando o protagonismo da Unimed-BH no setor de saúde suplementar. Além disso, mantemos uma expressiva participação de 55% no nosso mercado de atuação.

Todos esses resultados demonstram a solidez da Cooperativa e o nosso compromisso de crescer sempre de forma sustentável.

Contraprestações Efetivas

Nos últimos anos, a nossa Cooperativa vem registrando um crescimento sustentável em contraprestações efetivas — indicador que representa, majoritariamente, a receita líquida proveniente das mensalidades dos planos de saúde.

Somente em 2024, a evolução foi de 13,7% em relação ao ano anterior. Em julho de 2025, o acumulado dos últimos 12 meses atingiu R$ 7,336 bilhões, consolidando uma trajetória de expansão contínua.

Esse desempenho reflete diretamente os esforços estratégicos voltados à fidelização e retenção da carteira de clientes, mesmo diante de um cenário marcado por alta competitividade no setor.

A consistência desses resultados reforça a solidez da Cooperativa e sua capacidade de adaptação frente aos desafios do mercado.

Resultados Operacionais

Nossas Despesas Operacionais (Despesas administrativas + Despesas comerciais) se mantiveram estáveis nos últimos anos. Em julho de 2025, o indicador mantinha um comportamento estável, com 13,39% no acumulado de 12 meses.

O índice reflete também provisões judiciais, que seguem os patamares dos anos anteriores. Um resultado que demonstra a consistência de uma gestão austera, com foco na sustentabilidade.

Margem Ebitda

Nossa margem ebitda, que reflete o quanto a Unimed-BH gerou em recursos na operação — desconsiderando juros, impostos, depreciação e amortização — tem apresentado um resultado positivo e consistente.

Ao final de 2024, esse indicador ficou em 10,21%, evidenciando a solidez da gestão e a eficiência operacional da Cooperativa.

A margem Ebitda é um termômetro estratégico da nossa sustentabilidade financeira e a consistência de resultado ao longo dos últimos anos reforça a maturidade do nosso modelo de negócio, sustentado por ações estruturantes voltadas à otimização de custos, à qualificação dos processos e à preservação da receita.

Esse desempenho reafirma o compromisso da Unimed-BH com a entrega de valor aos seus cooperados, clientes e à sociedade.

Patrimônio Líquido

O crescimento do patrimônio líquido da nossa Cooperativa nos últimos três anos é mais uma evidência da solidez e da sustentabilidade da nossa operação.

Nesse período, registramos um aumento superior a R$ 700 milhões, resultado que reforça a consistência da gestão e a geração de valor para os cooperados.

Em 2024, o patrimônio líquido atingiu R$ 3,66 bilhões, representando um crescimento de 10,04% em relação ao ano anterior.
A trajetória de crescimento contínuo do patrimônio líquido demonstra a robustez financeira da Cooperativa e sua capacidade de se fortalecer mesmo em cenários desafiadores, mantendo o compromisso com a perenidade do negócio e a valorização dos seus cooperados.

Remuneração e Benefícios aos Cooperados

A Unimed-BH tem um modelo de remuneração que valoriza a atuação profissional e oferece aos médicos cooperados benefícios que vão além do retorno financeiro imediato. Nossa remuneração total é estruturada em pilares que abrangem curto, médio e longo prazo, além de proteção social e benefícios adicionais. Veja o que contempla cada um desses itens:

:: Remuneração de Curto Prazo = Honorários Médicos
:: Remuneração de Médio Prazo = Distribuição de Sobras do Exercício, Produção Complementar e Programa de Participação Pontuada
:: Remuneração de Longo = Fundo de Previdência e Valorização da Cota Capital
:: Proteção Social = Pró-família e Plano de saúde
:: Benefícios = Voucher de aniversário e Consultorias

A somatória dos recursos destinados aos cooperados nos últimos anos foi a maior já registrada. Apenas em 2024, R$ R$ 2.1 bilhões foram distribuídos. Nos últimos três anos, o aumento foi de 25% - resultado que comprova o quanto estamos avançando na valorização do trabalho médico.

Construção do novo Hospital Unimed - Unidade Contagem e aquisição de imóvel em Nova Lima

Para fortalecer ainda mais a rede assistencial da Cooperativa na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizemos importantes investimentos nos últimos três anos de gestão. A estratégia da Cooperativa é seguir oferecendo cuidado integral e a melhor experiência em saúde, além de gerar muitas oportunidades para as nossas equipes e beneficiar os clientes que residem na região.

Com inauguração prevista para 2026, o Hospital Unimed – Unidade Contagem terá nove andares, com capacidade para até 300 leitos. O hospital também vai contar com 12 salas de cirurgia, um centro de imagem e laboratório de análises clínicas, além de manter o pronto atendimento adulto e pediátrico 24 horas.

Em Nova Lima, realizamos a compra de um imóvel para instalação de um novo Hospital Geral e Materno Infantil com aproximadamente 150 leitos e funcionamento previsto para os próximos anos. 

Jornada do Cooperado

Selecione os itens a seguir para conferir como temos avançado no cumprimento dos nossos Compromissos de Gestão. 
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Desenvolvimento do Consultório 2030

Uma das frentes mais importantes do Horizontes Hub, o Consultório 2030, integrante da Jornada do Cooperado, apresenta um novo modelo de inovar, com maior participação do cooperado em todas as fases de criação de soluções para a Cooperativa. A iniciativa nasceu da escuta ativa e do mapeamento de oportunidades junto aos médicos.

O projeto está em plena execução e tem como objetivo potencializar o trabalho médico e responder aos principais desafios da atuação profissional por meio de novos recursos digitais e de inteligência artificial, posicionando o consultório como protagonista do futuro da saúde.

Conheça as grandes etapas desse trabalho:
 
1. Estudo e Mapeamento de Tendências
•    Mais de 500 médicos participantes
•    Entrevistas in loco nos consultórios, oficinas e intervenções em eventos
 
2. Lab Consultório 2030
•    Mais de 200 cooperados já visitaram e testaram as soluções:
:: Mini totens de Auto Check-in
:: Pré-atendimento inteligente
:: Novo Prontuário com Assistente de Voz
:: Copilotos de Inteligência Artificial

3. Soluções já Disponibilizadas em Escala
•    Mais de 1300 cooperados já estão utilizando:
:: Agenda Digital 
:: Plataforma de Telemedicina Integrada

Disponibilização do Novo Demonstrativo de Pagamento

Para simplificar a gestão da produção médica pelo cooperado, uma nova versão do Demonstrativo de Pagamento foi lançada este ano. Disponível no Site ou no Aplicativo, o documento agora conta com uma versão mais moderna e dinâmica, que detalha os ganhos dos médicos na Cooperativa, com objetividade e transparência. Entre os principais diferenciais estão: detalhamento de todos os proventos e descontos, possibilidade de análise de cada produção com exportação das informações para planilhas em Excel e gráficos com apresentação visual das principais informações.

Ampliação da escuta por meio da Pesquisa Pulse

Desde 2024, evoluímos na metodologia de escuta aos cooperados implementando a Pesquisa Pulse. Com foco na análise das expectativas e necessidades dos médicos, a pesquisa é realizada em ciclos recorrentes ao longo do ano, permitindo a avaliação contínua das percepções do público sobre temas estratégicos para a gestão da Unimed-BH.

Conduzida pela BRAIN Brand Strategy, empresa com expertise em pesquisa e consultoria, a pesquisa possibilita o entendimento aprofundado dos temas abordados, gerando contribuições efetivas para a evolução contínua da Cooperativa. A partir do resultado de cada avaliação, temos tratado as oportunidades de melhoria com dinamismo e agilidade, aprimorando continuamente o nosso trabalho em prol do fortalecimento do nosso negócio.

Lançamento do Programa Longevidade

Para auxiliar os médicos com 50 anos ou mais no planejamento do seu futuro com consciência, equilíbrio e qualidade de vida, a Unimed-BH lançou o Programa Longevidade com o apoio do Instituto Unimed-BH, Sistema OCEMG, TGL, Multicoop e Rede Longevidade.

O programa tem cinco eixos temáticos: o Autoconhecimento - incentivando a reflexão sobre quem você é e onde quer chegar; Qualidade de Vida - estimulando práticas saudáveis, hobbies e voluntariado; Relações e Cuidado - refletindo sobre a importância das relações sociais na construção da longevidade; Carreira - planejando uma trajetória alinhada com seus objetivos e sonhos; e Finanças Pessoais - oferecendo ferramentas e orientação para uma vida financeira equilibrada.

Após o lançamento, em janeiro de 2025, quatro turmas já foram iniciadas oferecendo suporte aos médicos cooperados que vivem o momento de ressignificação da carreira. Essa iniciativa reforça o compromisso da Unimed-BH com o bem-estar integral dos seus cooperados.

Ampliação da participação do NICOOP e do Conselho Social

Na Unimed-BH, a participação ativa dos médicos cooperados é fundamental para o fortalecimento da nossa gestão. É compartilhando responsabilidades e escolhas estratégicas que temos trilhado um caminho de solidez e sustentabilidade. Por isso, ao longo dos anos, temos envolvido cada vez mais o Núcleo de Integração dos Cooperados (NICOOP) e o Conselho Social na discussão de temas relevantes para a evolução da Cooperativa.

A cada oportunidade de contribuição, NICOOP e Conselho Social têm consolidado o seu papel consultivo em assuntos de interesse dos cooperados, compartilhando as reais necessidades e expectativas dos médicos no que se refere à evolução contínua do nosso jeito de cuidar.

Evolução da atuação dos Comitês de Assessoramento do Conselho de Administração com o aprofundamento de temas relevantes

Além dos órgãos sociais, a Unimed-BH também conta com Comitês de Assessoramento do Conselho de Administração. Esses comitês atuam no acompanhamento de temas relevantes, entre eles, podemos destacar a gestão do custo assistencial; iniciativas de inovação; auditoria corporativa e gestão de riscos e práticas de compliance.

Trilhas de formação de Cooperados e Conselheiros

Seguindo o princípio cooperativista de educação, formação e informação permanentes, a Jornada do Cooperado também contempla a etapa de formação profissional. E para avançarmos nessa frente, lançamos o Programa de Desenvolvimento do Cooperado e o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros - iniciativas que visam ao fortalecimento da educação e da capacitação médica continuadas, com trilhas de aprendizagem alinhadas aos interesses dos médicos e que sejam estratégicas também para a Unimed-BH.

São mais de 20 temáticas, com conteúdos disponibilizados continuamente na Plataforma Saber Sempre em formato de áudio, vídeo e e-books interativos para simplificar o aprendizado de diversas temáticas que envolvem a prática médica, a gestão de consultórios e a gestão cooperativista.

Transparência na tratativa de demandas via Ouvidoria do Cooperado

A Ouvidoria do Cooperado foi criada com o propósito de ser um instrumento adicional de governança corporativa para atuar como canal de segunda instância para os médicos cooperados. Por este canal, disponível no Aplicativo e no Site do Cooperado, os médicos cooperados têm oportunidade de rediscutir uma negativa ou resposta com a qual não concordem. 

As respostas da Ouvidoria se baseiam nos regulamentos, como Estatuto Social e Regimento Interno, e na legislação vigente. Assim, os médicos cooperados podem entender melhor os processos de tomada de decisão e contam com evidências de que os direitos regulamentares estão sendo respeitados. 

Jornada do Cliente e Mercado

Selecione os itens a seguir para conferir como temos avançado no cumprimento dos nossos Compromissos de Gestão. 
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Jornada do Cliente

A jornada do cliente representa o caminho percorrido desde o primeiro contato com a nossa Cooperativa e considera as várias etapas de relacionamento com a Unimed-BH.

Esse percurso passa pela venda do plano de saúde, a assistência médica realizada, o acompanhamento pós-atendimento, sendo cada etapa decisiva para a percepção de qualidade e confiança no serviço prestado.  

Em 2024, foi formado um grupo de trabalho multidisciplinar dedicado à implementação de ações voltadas para essa Jornada. Desde então, a Cooperativa tem avançado em diversas iniciativas, aprimorando canais, produtos e os pontos de contato com o cliente. 

Melhorias na experiência do Paciente nas Unidades

Desde o último ano, têm sido instalados totens de autoatendimento nas Unidades Assistenciais Próprias, garantindo mais agilidade e autonomia para o cliente.

Para as equipes, a Cooperativa lançou a Trilha de Desenvolvimento do Atendimento com o objetivo de capacitar os profissionais e estimular um atendimento mais eficiente e humanizado.

A Unimed-BH também realiza ações de humanização nas Unidades Próprias, tendo sempre em vista o bem-estar dos pacientes. A exemplo disso, no Hospital Unimed – Unidade Contorno, pacientes em longas internações são levados para passeios na Praça Floriano Peixoto. No Hospital Infantil São Camilo Unimed, em alguns momentos as crianças recebem a visita do cão terapeuta Hope e de personagens infantis para ações de lazer durante a internação. Na Maternidade Grajaú Unimed, os pacientes receberam Papai Noel para uma ação especial.

Melhorias no Aplicativo do Cliente

No último ano, a Cooperativa promoveu uma série de melhorias no Aplicativo do Cliente, que hoje é o principal canal de autosserviço e gestão do plano para o cliente.  

Na seção Minha Saúde, documentos foram reorganizados em categorias como Resultados, Receitas, Atestados e outros. Mais de 900 mil clientes já autorizaram o compartilhamento de seus documentos permitindo que mais de 4,8 milhões de documentos clínicos e 11 milhões de resultados de exames fossem disponibilizados na plataforma.  

O menu Financeiro agora permite acesso à 2ª via de boletos, extrato de utilização e oferece pagamento via Pix, além de um novo fluxo para o reembolso. Com regras de pré-validação, o novo fluxo de reembolso reduziu o volume de solicitações em 50%. 

Na parte de Autorizações, o cliente pode agora visualizar o número de sessões realizadas e as restantes, realizar o agendamento de perícia médica, além de previsões de coparticipação para incentivar o uso consciente do plano. 

Também foi realizada a integração com o sistema da Saúde Digital, melhorando a interação entre os serviços e a conveniência para o usuário. 

Entre as melhorias está, ainda, um novo fluxo de agendamento das consultas, mais simples e intuitivo. A mudança registrou uma aprovação de 92% dos clientes. Outro indicador positivo é um aumento significativo dos agendamentos realizados pelos canais digitais – 67% do total em 2024, frente aos 52% registrados em 2023.

Onde Ir Digital

Uma das soluções integradas ao Aplicativo da Unimed-BH, o “Onde Ir Digital” apoia o cliente na tomada de decisão do melhor atendimento a partir dos sintomas relatados. A inteligência artificial embarcada na ferramenta analisa o relato, com base em um amplo banco de dados, e direciona o cliente para o melhor atendimento, seja um pronto atendimento, uma consulta presencial ou online.  

O cliente também conta com a comodidade de já visualizar as opções de agendamento disponíveis e os endereços mais próximos.  

 A ferramenta foi lançada de forma piloto para colaboradores da Cooperativa e seus dependentes e apresentou o direcionamento adequado em 99,71% dos casos apresentados. Em julho, a Cooperativa iniciou uma nova etapa, com a inclusão da carteira de três clientes corporativos, que juntos somam mais de 16 mil vidas e, agora, em setembro, o sistema foi liberado para todos os clientes. Nos próximos dias, uma campanha de marketing será realizada em diversos veículos de comunicação para divulgar a novidade. 

Cuidado Integrado

O Cuidado Integrado é um modelo que transforma a maneira como a saúde é gerida, assegurando o melhor atendimento em cada situação, melhores desfechos clínicos, maior satisfação para todos os envolvidos e primando por uma assistência em saúde de excelência.  

Trata-se de uma iniciativa que cria jornadas assistenciais personalizadas, com base nas melhores práticas médicas, que não apenas promovam a qualidade do cuidado, mas também possibilitem a identificação precoce de desvios que possam impactar os resultados clínicos. Isso ocorre por meio de algoritmos avançados de Inteligência Artificial e técnicas de Machine Learning*, que permite identificarmos clientes com maior risco de complicações e dificuldade de acesso, possibilitando que uma equipe multidisciplinar gerencie e navegue o cuidado desses pacientes de forma proativa e integrada. Toda a jornada assistencial do paciente é registrada e monitorada na plataforma do Cuidado Integrado, que oferece uma visão abrangente e detalhada do histórico clínico. 

Atualmente, mais de 310 mil clientes são monitorados. O acompanhamento abrange perfis variados, incluindo pacientes com condições de alta complexidade, como insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica avançada e renais crônicos dialíticos, além de gestantes, idosos centenários, crianças e adolescentes asmáticas e muitos outros. 

*Aplicação da inteligência artificial que permite às máquinas extrair conhecimento dos dados e aprender com eles de maneira autônoma.
Incorporação da Unimed Sete Lagoas

Em julho de 2025, após aprovação em Assembleia Geral Conjunta ocorrida em abril, realizamos a incorporação da Unimed Sete Lagoas. Com o processo, ampliamos a nossa área de atuação para 46 municípios, incluindo 12 novas cidades.  

O movimento representou mais um passo importante na consolidação da presença da Unimed-BH em Minas Gerais e amplia as oportunidades de atuação dos médicos cooperados. Agora, temos o compromisso de levar a mesma qualidade assistencial e a mesma experiência centrada no cliente que já são marcas da nossa atuação. 

Entre os principais benefícios da incorporação estão o fortalecimento da marca Unimed na nossa região, ganhos de escala, e maior eficiência e sinergia operacional. Além disso, a operação amplia as oportunidades de atuação dos médicos cooperados. 

 

Foco em Inovação

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Criação do Horizontes Hub

Em 2024, a Unimed-BH transformou o seu Centro de Inovação e lançou o Horizontes Hub — um polo estratégico de inovação e novos negócios voltado a fortalecer e atualizar o posicionamento da Cooperativa no cenário de inovação na saúde. O Horizontes Hub nasce com a missão de colaborar com novas respostas aos desafios de sustentabilidade e de resiliência das empresas no setor de saúde, antecipar tendências e desenvolver alternativas que ampliem as oportunidades de negócio e preparem o futuro da Unimed-BH.

A estratégia e o novo espaço físico do Horizontes Hub foram concebidos para catalisar conexões entre médicos, colaboradores, empresas parceiras, universidades e startups, atuando como ponto de encontro do ecossistema de saúde. Para isso, conta com os Labs de Futuro — espaços de experimentação que aproximam médicos e pacientes das novas tecnologias digitais e de inteligência artificial, acelerando sua adoção e promovendo um modelo de inovação mais inclusivo e participativo. Conta também com o Horizontes Studio, área dedicada à geração de novos negócios por meio de parcerias estratégicas. O Studio reúne um marketplace para comercialização de apps, plataformas e algoritmos voltados a outras empresas de saúde e atua com investimentos em startups, acelerando a incorporação de novas tecnologias tanto na prática médica quanto no cuidado dos pacientes.

Empresa de saúde mais inovadora do Brasil, pelo Valor Econômico

Como resultado direto dos avanços em inovação acumulados nos últimos anos, em 2025, a Unimed-BH foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como a empresa de saúde mais inovadora do país, conquistando o 1º lugar na categoria Seguros e Planos de Saúde na principal premiação do tema a nível nacional promovida pelo Jornal Valor Econômico.

Esse reconhecimento tem ainda mais relevância porque, sendo uma Cooperativa de atuação regional, estivemos lado a lado de grandes referências em inovação em seus segmentos, como Embraer, Vale, Einstein, Natura e Vivo. Para nossos clientes — especialmente os empresariais —, isso reforça nossa posição de liderança em inovação no setor, inclusive frente a concorrentes que possuem atuação nacional.

Consultório 2030

Uma das frentes mais importantes do Horizontes Hub, o Consultório 2030, integrante da Jornada do Cooperado, exemplifica o novo modelo de inovar empreendido pelo Horizontes Hub, com maior participação do cooperado em todas as fases de criação de soluções para a Cooperativa. A iniciativa nasceu da escuta ativa e do mapeamento de oportunidades junto aos médicos.
O projeto tem como objetivo responder aos principais desafios da atuação profissional por meio de novos recursos digitais e de inteligência artificial.

Conheça as grandes etapas desse trabalho:
 
1. Estudo e Mapeamento de Tendências
•    Mais de 500 médicos participantes
•    Entrevistas in loco nos consultórios, oficinas e intervenções em eventos
 
2. Lab Consultório 2030
•    Mais de 200 cooperados já visitaram e testaram as soluções:
:: Mini totens de Auto Check-in
:: Pré-atendimento inteligente
:: Novo Prontuário com Assistente de Voz
:: Copilotos de Inteligência Artificial

3. Soluções já Disponibilizadas em Escala
•    Mais de 1300 cooperados já estão utilizando:
:: Agenda Digital 
:: Plataforma de Telemedicina Integrada

Lançamento do Juntos Inovamos.Coop, Programa de Aceleração de Ideias de Negócio para cooperados

Em um movimento pioneiro e alinhado aos desafios de diversificação da atuação e da carreira médica, a Unimed-BH, por meio do Horizontes Hub, ampliou seu programa de inovação com a criação do primeiro programa brasileiro de aceleração de ideias de negócio para médicos cooperados.

A iniciativa recebeu 59 propostas, revelando a vocação empreendedora dos médicos cooperados, com soluções que vão de aplicativos, plataformas e algoritmos a novos produtos e serviços voltados para o futuro do cuidado em saúde.

Dessas, cinco equipes foram selecionadas para um programa de imersão que será concluído com a escolha da vencedora em uma banca durante o Encontro de Cooperados. O momento contará com a presença de fundos de investimento e potenciais parceiros estratégicos, transformando o evento em um espaço também de networking e em oportunidades reais de formação de parcerias e captação de investimentos.

Parceria com a autogestão da Arcelormittal, a Abertta Saúde

Por meio do Horizontes Hub, a Unimed-BH fechou parceria pioneira e estratégica com a Abertta Saúde para investir R$ 60 milhões em startups de saúde nos próximos quatro anos. A iniciativa é multipatrocinada aberta à entrada de novos parceiros, incluindo grandes empresas do setor e fundos de investimento.

O foco está em startups em fase comercial já madura e em expansão, com soluções alinhadas às necessidades do mercado de saúde. Mais do que fomentar novos negócios, o objetivo é gerar impacto positivo no setor, acelerando o crescimento das startups com o apoio da experiência, influência da Unimed-BH e da Arcelor Mittal — tudo para ampliar o alcance de soluções que promovem uma assistência mais eficiente, sustentável e humana.

Conquista histórica da acreditação ONA nível 2 em rede assistencial

A Unimed-BH obteve um marco histórico na saúde suplementar brasileira: tornou-se o primeiro serviço de saúde do país a receber a acreditação nível 2 em rede assistencial da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A conquista reconhece o compromisso da Cooperativa com a excelência no cuidado, a segurança do paciente e a integração dos serviços prestados aos seus mais de 1,6 milhão de clientes.

Muito mais do que um selo de qualidade, a nova certificação atesta que a Cooperativa, que hoje atua em 46 municípios que abrangem a região metropolitana de Belo Horizonte e cidades vizinhas, possui uma rede assistencial estruturada, integrada e comprometida com a melhoria contínua. Também reforça a capacidade da Unimed-BH em oferecer cuidado coordenado e humanizado em todas as etapas da jornada do cliente, desde a atenção básica ao atendimento de alta complexidade.

Nova etapa no uso da Inteligência Artificial para otimização de processos gerenciais e assistenciais

A Inteligência Artificial tem sido aplicada na Unimed-BH para automatizar processos, reduzir custos, desburocratizar etapas da jornada assistencial e gerar diferenciais competitivos. Essa trajetória consolida a Unimed-BH não apenas como uma operadora pioneira, mas como uma referência sólida no uso efetivo e ético da IA no setor de saúde.

Com mais de 30 modelos em operação, e outros 15 em fase de desenvolvimento e implementação, entramos em uma nova fase com destaque para aplicação de modelos de IA generativa acompanhando o ritmo de mercado que exige soluções cada vez mais ágeis e inteligentes. Com a IA Generativa, a IA aprende com a interação de médicos e pacientes e consegue criar novos conteúdos, respostas e análises ajudando médicos a ganhar tempo, melhorar decisões e personalizar o atendimento ao paciente.

Alguns destaques:

:: Novos Copilotos de IA no SOL: cooperados que visitam o Consultório 2030 já testam o uso da IA generativa para acessar, em tempo real, informações dos pacientes, consultar protocolos e buscar referências científicas. Mais de 300 cooperados já visitaram o Lab.

:: Investimento via Horizontes Hub em startup que desenvolve um assistente com IA para apoio ao médico: a tecnologia escuta a consulta, organiza e registra as informações diretamente no prontuário, sempre com supervisão do profissional. O recurso já está em fase de testes-piloto para futura disponibilização via SOL.

:: Evolução dos serviços virtuais no app do cliente, com uso de IA via inovação aberta, oferecendo orientação de percurso e interação em tempo real para melhorar a experiência assistencial.

:: Intensificação das conexões entre desafios internos da Cooperativa e o trabalho de pesquisadores apoiados pelo Centro de Inovação em Inteligência Artificial na Saúde (CI-IA Saúde), cofundado pela Unimed-BH e sediado na Universidade Federal de Minas Gerais.

:: Destaque para aplicações de IA em áreas estratégicas do negócio da Cooperativa, como: intercâmbio, autorização, tratativas de reclamações de clientes, escala médica e internação hospitalar.

Saúde Digital: mais de 2 milhões de consultas on-line realizadas, com 93% de resolutividade

Mais do que uma resposta à pandemia, a telemedicina consolidou-se como um canal estratégico e vertical relevante no modelo de negócios próprios da cooperativa, essencial para organizar o percurso assistencial, reduzir filas evitáveis e aliviar gargalos nos atendimentos presenciais. Quando se pensa em ecossistema de saúde, a plataforma de telemedicina desenvolvida tem um impacto ainda maior. Atualmente, o serviço de teleconsulta funciona 24h/dia e é ofertado para vários tipos de especialidades e perfis de clientes, como Atendimento Online de Urgência Adulto e Pediátrico, saúde mental e gestantes.

Com mais de 590 mil clientes atendidos em mais de 2 milhões de consultas on-line realizadas, a Saúde Digital tem NPS na zona de excelência e se tornou fundamental para os clientes da Unimed-BH.

Além de ampliar o acesso, a Saúde Digital também contribui para a sustentabilidade. Com documentos digitais e redução de deslocamentos, o serviço evita a emissão de CO₂ e o uso de papel, reforçando o compromisso ambiental da Unimed-BH.

Fortalecimento da Governança Clínica com acompanhamento de resultados

A busca pela Acreditação ONA trouxe avanços importantes para a Unimed-BH, como a evolução na atuação em rede, padronização de processos nas unidades, fortalecimento da governança clínica, melhorias na experiência do cliente, maior eficiência operacional e organizacional e foco na identificação e gestão de riscos.

Em 2024, o trabalho de Governança Clínica da Unimed-BH seguiu como parte da rotina das áreas. Com a implantação de projetos que visam à melhoria contínua, à qualidade assistencial e à segurança do paciente, foram definidos indicadores que passaram a ser alimentados mensalmente, permitindo a avaliação dos resultados e o acompanhamento pela gestão, assim como as tratativas de possíveis desvios.

Compromisso com a Sustentabilidade

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Criação de Índice Socioambiental, colocando a gestão de resíduos como uma das frentes prioritárias da nossa atuação

Nos últimos anos, a Unimed-BH tem reforçado seu compromisso com a sustentabilidade, priorizando ações ambientais, sociais e de governança. Um dos avanços mais relevantes foi a implementação das primeiras medidas identificadas no Diagnóstico ESG, que trouxe uma análise crítica das práticas da Cooperativa. A partir desse estudo, a gestão de resíduos foi definida como prioridade, resultando na revisão e aprimoramento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), com foco na eficiência e padronização do tratamento de resíduos recicláveis e infectantes.

Como parte dessa evolução, lançamos o Índice Socioambiental, uma meta estratégica que mensura o volume de resíduos recicláveis em relação ao total gerado. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a economia circular, a redução de impactos ambientais e o apoio às cooperativas de reciclagem parceiras. Seguimos empenhados em buscar soluções inovadoras para o reaproveitamento e descarte responsável de materiais.

Investimento em fontes renováveis de energia: usina fotovoltaica e compra de energia no mercado livre

Investir em fontes renováveis de energia é uma decisão estratégica e necessária para empresas comprometidas com a sustentabilidade. Desde 2017, a Unimed-BH compra energia no Mercado Livre de Energia, exclusivamente de fontes incentivadas e renováveis. Somente em 2024, foram adquiridos 22,4 milhões de kWh, gerando uma economia de mais de R$ 6,6 milhões. Ao longo de oito anos, essa iniciativa já proporcionou para a Cooperativa uma economia superior a R$ 29,8 milhões.

Outra importante fonte de energia na Unimed-BH é a proveniente das usinas solares fotovoltaicas, que produzem energia a partir da luz solar. Atualmente, o sistema está alocado nas cidades de Mirabela e Patis, no norte de Minas Gerais, em razão de uma parceria com o Sistema Ocemg, por meio do MinasCoop Energia. Em 2024, os 492 painéis instalados produziram 143.200 kWh, com média mensal de 11,9 mil kWh e economia de mais de R$ 69 mil por mês. Neste mesmo ano, cerca de 4% da energia gerada foi doada à Associação Eldorado de Apoio à Vida, em Contagem, por meio de parceria com o Instituto Unimed-BH.

Geração de trabalho e renda na cadeia de reciclagem com apoio à Redesol-MG

O programa socioambiental do Instituto Unimed-BH promove o consumo sustentável com base na economia circular, incentivando o reaproveitamento e a reciclagem de materiais. Entre suas iniciativas, destaca-se o projeto Cooperativa Sustentável, que há 12 anos fortalece a cadeia produtiva da coleta seletiva em Belo Horizonte e região metropolitana. Em 2024, o trabalho foi ampliado junto às 11 cooperativas e associações da Redesol-MG, beneficiando cerca de 220 trabalhadores e suas famílias em seis municípios mineiros. O Instituto também oferece assessoria técnica para apoiar o planejamento e a gestão estratégica dessas organizações, contribuindo para sua consolidação e crescimento.

A contratação da Redesol-MG (Coomarp Pampulha) para realizar a coleta seletiva nas unidades da Unimed-BH reforça o compromisso da Cooperativa com a economia circular e o descarte correto de resíduos. Essa parceria não apenas evita o envio de materiais recicláveis para aterros sanitários, como também promove inclusão produtiva e geração de renda. Somente no último ano, a iniciativa resultou em um aumento de 19% na renda dos trabalhadores da Redesol-MG, evidenciando o impacto positivo da ação na vida das pessoas envolvidas e o alinhamento com os objetivos estratégicos do pilar ambiental da Unimed-BH.

Criação da "Gestão por Indicadores" para o acompanhamento de resultados estratégicos da Cooperativa

A Unimed-BH deu mais um passo importante em direção à transparência e à valorização da prática médica com o lançamento de um novo painel de indicadores no Site e no Aplicativo do Cooperado: a Gestão por Indicadores. A iniciativa, parte da Jornada do Cooperado, permite que médicos tenham acesso rápido a informações estratégicas sobre seu desempenho, como satisfação dos clientes, NPS geral e individual, dedicação à Cooperativa, produção média por especialidade e índice de agendas eletivas disponibilizadas. Os dados oferecem uma base sólida para reflexões e melhorias contínuas na atuação profissional.

Ao disponibilizar indicadores de forma clara e acessível, a Cooperativa reforça seu compromisso com uma gestão transparente, eficiente e orientada por dados. Essa ferramenta fortalece a relação entre cooperado e Unimed-BH, promovendo uma cultura de responsabilidade compartilhada e aprimoramento constante. Além disso, a iniciativa contribui diretamente para uma atuação mais sustentável, centrada na qualidade do cuidado e na experiência dos clientes.

Parceria com entidades médicas para campanhas de conscientização sobre temas de interesse diversos

Em 2024, a Unimed-BH reforçou seu compromisso com o respeito, a diversidade e a responsabilidade profissional ao fortalecer parcerias com organizações e entidades médicas de Minas Gerais. Juntos, avançamos em discussões que colocam a pessoa no centro do cuidado, promovendo uma medicina mais humana e inclusiva.

Um exemplo dessas iniciativas é a campanha “O Respeito nos une” que sensibilizou a classe médica sobre temas como capacitismo, homofobia, racismo, etarismo e valorização da mulher, divulgando histórias reais em hotsite, app, site do cooperado e redes sociais das entidades parceiras. A campanha teve ampla repercussão e forte adesão no meio médico. Além de promover conscientização, as ações também alertaram sobre os riscos legais e de reputação associados a comportamentos inadequados, reforçando o papel transformador do médico na sociedade.

A atuação da Unimed-BH nesse campo fortalece a construção de relacionamentos íntegros e respeitosos, alinhados aos objetivos estratégicos da Cooperativa e à sua vocação para o cuidado. Ao integrar diversidade e inclusão à prática médica, contribuímos para uma experiência mais acolhedora e segura para nossos clientes e para o fortalecimento da cultura de respeito em toda a sociedade.

Manutenção do Selo Pró-Ética

A Unimed-BH reafirma seu compromisso com a ética, a integridade e a sustentabilidade ao manter, pelo quarto ano consecutivo, o Selo Pró-Ética, concedido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Esse reconhecimento público destaca a responsabilidade da Cooperativa na prevenção e no combate à fraude e à corrupção, além de evidenciar sua atuação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), às boas práticas de governança corporativa e aos compromissos internacionais dos quais é signatária, como o Pacto Global da ONU e a Rede 2030.

Em 2024, a Unimed-BH deu mais um passo importante ao aderir ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, também conduzido pela CGU. A iniciativa reforça o compromisso voluntário da Cooperativa com a transparência e a adoção de ações concretas para garantir a integridade na condução dos negócios.

Recorde no número de incentivadores do Programa Sociocultural e lançamento do Doe Cidadania

Em 2024, o Programa Sociocultural Unimed-BH alcançou um marco histórico com a participação de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores como incentivadores da campanha. Esse número recorde demonstra o engajamento crescente dos públicos internos da Cooperativa com as causas sociais e culturais apoiadas pelo Instituto Unimed-BH, fortalecendo o compromisso coletivo com a transformação social por meio da cultura, educação e inclusão.

Com o objetivo de ampliar ainda mais essa rede do bem, em 2024, foram lançadas novas iniciativas de captação de recursos, como a plataforma Doe Cidadania, voltada para doações e incentivos fiscais de pessoas físicas e jurídicas externas à Cooperativa. Outra inovação foi o Boleto do Bem, que incentiva o pagamento via Pix e destina 50% da economia gerada com taxas bancárias para projetos do Instituto. Essas ações reforçam a sustentabilidade financeira das iniciativas socioculturais e ampliam o impacto positivo da nossa atuação na comunidade em que estamos inseridos.

Entenda alguns conceitos:

Discriminação

 Ação preconceituosa em relação a um indivíduo ou grupo de pessoas.

Preconceito

 Juízo preconcebido. Ideia formada antecipadamente sem fundamento crítico ou lógico.

Viés inconsciente

 Suposição, crença ou atitude adquirida que existe no subconsciente.

Diversidade

 Conceito que fala sobre as características que diferenciam uma pessoa da outra, sejam elas físicas, culturais ou comportamentais.

Inclusão

 Ato de incluir e acrescentar pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte.

Igualdade e Equidade

 A igualdade promove as mesmas oportunidades para todas as pessoas independentes de suas necessidades. Já a equidade visa o ajuste do desequilíbrio entre elas.

Raça, Cor e Desigualdade

Raça, Cor e Desigualdade

Nome da Personagem

LGBTQIA+

LGBTQIA+

Nome da Personagem

Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência

Nome da Personagem

A revolução da longevidade

A revolução da longevidade

Nome da Personagem

Emporaderamento feminino

Empoderamento feminino

Nome da Personagem

Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência

Nome da Personagem

 
Raça, cor e desigualdade.
LGBTQIA+
Pessoas com deficiência
A revolução da longevidade
Empoderamento feminino

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O nosso convite é para você se atualizar sobre tudo o que temos construído a várias mãos. Afinal, a Cooperativa que somos hoje e a que seremos amanhã depende da dedicação e da participação ativa de cada um de nós.

Estamos juntos, com você, cuidando da saúde.

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